Notícias

home » notícias

29 de Julho de 2019 às 12:00

Começam hoje em São Paulo congressos dos bancários do BB e da Caixa. Conferência Nacional abre amanhã

Bancários da região Centro-Norte serão representados por 156 delegados nos três encontros. Confira aqui as programações


(Última atualização dia 1º, às 10h04)

Serão realizados em São Paulo entre esta quinta-feira 1º de agosto e o domingo 4 o 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), o 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e a 21ª Conferência Nacional dos Bancários, que terão como bandeiras a defesa dos direitos da categoria, a defesa dos bancos públicos, contra as privatizações, contra a reforma da previdência, pela soberania nacional e em defesa da democracia. Os bancários do Centro-Norte estarão representados por 68 delegados na Conferência Nacional, 52 no Conecef e 36 no Congresso do BB.

“É um momento imprescindível para os trabalhadores do ramo financeiro se unirem e analisarem com profundidade a gravidade da conjuntura nacional e tirarmos ações concretas e efetivas para enfrentar os ataques que estamos sofrendo, seja na organização dos trabalhadores, seja na legislação trabalhista, com ataque ferrenho aos direitos, e com isso comprometendo de maneira significativa o processo negocial que resultou na Convenção Coletiva da categoria”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN).

Veja também:

Previdência e Saúde marcam o início dos debates do 35º Conecef

30º CNFBB Olivan Faustino começou na manhã desta quinta-feira (1)

“Também precisamos enfrentar os ataques aos bancos públicos federais e estaduais, onde o governo tem feito declarações e ações que visam a extinção dessas instituições como fomentadoras da produção, da moradia popular, do crédito estudantil e do desenvolvimento nacional. Precisamos nos unir para enfrentar isso. Vale lembrar que nesta segunda-feira 29 de julho o Banco do Brasil apresentou uma reestruturação sem sequer dialogar com os representantes dos trabalhadores. Nós aqui em Rondônia estamos sentindo isso na pele porque a Superintendência do BB no Estado está sendo extinta por esse processo de reestruturação”, acrescenta Cleiton.

A Conferência Nacional e os congressos do BB e da Caixa serão realizados no Hotel Wyndham Garden Convention Norte, em São Paulo.

Além disso, os delegados à Conferência Nacional também podem participar da Plenária Nacional do Ramo Financeiro da CUT, que será realizada na sexta-feira 2, das 15h às 18h, na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, na Rua Tabatinguera, 192. A plenária faz parte da preparação do 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut), que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de outubro, na Praia Grande/SP.

Aplicativo

Os congressos e a Conferência terão uma novidade para os participantes. Um aplicativo que poderá ser baixado nos celulares dos delegados e delegadas. A Coordenação do Comando Nacional dos Bancários desenvolveu aplicativos para dispositivos móveis (celulares e tablets) visando a otimização da circulação dos materiais, das publicações e dos informativos do congresso.

Todo o conteúdo dos eventos, como programação, regimento interno, teses, orientações, cartilhas e subsídios do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), será disponibilizado nos aplicativos. A iniciativa visa melhorar a utilização dos recursos da categoria e, com isso, ampliar a gama de informações às delegadas e aos delegados dos eventos programados.

 Programação do 35º Conecef

“O evento será fundamental para juntos tirarmos uma estratégia de defesa dos bancos públicos e de luta pela soberania nacional”, afirmou Sérgio Takemoto, secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e empregado do banco.

Os 328 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, poderão se credenciar a partir do dia 31 de julho, das 15h às 20h, ou no dia 1º de agosto, das 9h às 12h.

“Os empregados vêm com uma responsabilidade ímpar neste 35º Conecef, pois os ataques contra à Caixa e aos direitos dos trabalhadores estão cada vez maiores. Vamos reforçar a unidade da luta e a mobilização de todos os colegas”, declarou Fabiana Uehara, secretária de Cultura da Contraf-CUT e representante da Confederação nas negociações com o banco.

Credenciamento vai da quarta-feira 31, das 15h às 20h, e na quinta das 9h às 12h.


Quinta-feira, 1º de agosto

– Painel: Saúde e Previdência “Não ao Retrocesso”

Juliana Cardoso (PT-SP), vereadora;

Dr. Albucacis de Castro Pereira, assessor da Fenae;

Paulo Borges, assessor da Fenae

– Painel: Resistência ao Desmonte “Não ao Retrocesso”

Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidenta da Caixa;

Dr. José Eymard Loguércio, assessor jurídico da CUT (LBS Advogados Associados)

Dra. Laís Lima Muylaert Carrano, assessora jurídica da Fenae (LBS Advogados Associados)

– Almoço

– Painel: Defesa da Caixa e do que é Público

Erika Kokay (PT-DF), deputada federal;

Sergio Mendonça, economista;

Rita Serrano, conselheira eleita representante dos empregados no CA Caixa

– Abertura: Defesa dos Bancos Públicos

CONTRAF

Comando Nacional dos Bancários

CEE/CAIXA

CEBB

FENAE – Jair Pedro Ferreira

SEEB São Paulo – Ivone Maria da Silva

Central de Movimentos Populares – CMP: Raimundo Bonfim;

Representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Público: deputado federal José Carlos (PT/MA), coordenador da Frente, e deputada Federal Erika Kokay (PT/DF).

Sexta-feira, 2 de agosto

– Apresentação das Teses e Plenária Geral

– Plenária Geral

– Encerramento e almoço.

 

30º CNFBB enfocará defesa do BB e dos funcionários 

“O Banco do Brasil exerce papel fundamental para o desenvolvimento do país. Tem grande destaque no fomento do setor agropecuário, mas também em políticas voltadas às micro, pequena e médias empresas, à educação e à habitação. Se a reestruturação não levar isso em conta, toda a sociedade brasileira será prejudicada, mesmo com a utilização das mais diversas ferramentas digitais”, disse o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Wagner Nascimento.

“O Congresso visa debater essas questões e organizar a atuação dos funcionários na luta contra o desmonte do Banco do Brasil e dos demais bancos e empresas públicas”, ressaltou o secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gustavo Tabatinga, que também é funcionário do BB.

 

 

Programação do 30º CNFBB

31 de julho (quarta-feira):

Das 15h às 20h – Credenciamento

1º de agosto (quinta-feira):

Das 9h às 12h – Credenciamento

09h – Abertura e apresentação do APP do Congresso

09h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h – Painel Mundo Digital Bancário
Palestrante: Ana Tércia Sanches – Pesquisadora do Centro de Pesquisas 28 de Agosto

11h – Apresentação das teses

12h – Painel Conjuntura Nacional
Palestrante: Moisés Marques – Professor Dr. da Faculdade 28 de Agosto

13h – Almoço

14h – Apresentação Projeto Reconta Aí
Palestrante: Sérgio Mendonça – Economista e ex-diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

14h15 – Apresentação da ANABB da Campanha em Defesa do Banco do Brasil “Não Mexe no Meu BB”
Reinaldo Fujimoto – Presidente da ANABB

14h45 – Apresentação e Lançamento dos Livros:
“Novo Sindicalismo para o Capitalismo do Século XXI”: – Autor: Marcello Azevedo – Dirigente Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-CUT; “Garimpeiro do Cotidiano” – Autor: Francisco Ferreira Alexandre – aposentado do BB, militante, Ex-diretor da Previ e Ex-presidente do Fundo de Pensão dos Trabalhadores da BRF.

15h15 – Painel Previdência Pública e Complementar
Paula Goto – Diretora de Planejamento da Previ; Marcio Souza – Diretor de Administração da Previ; Marcel Barros – Diretor de Seguridade da Previ; Francisco Ferreira Alexandre – Ex-diretor da Previ, ex-presidente do Fundo de Pensão dos Trabalhadores da BRF e aposentado do Banco do Brasil

16h15 – Painel Cassi/Economus e Saúde dos Trabalhadores
Humberto Almeida – Diretor de Planos da Cassi; William Mendes – Ex-diretor da Cassi.

18h – Abertura conjunta em Defesa dos Bancos Públicos do 35º Congresso Nacional dos empregados da Caixa Econômica Federal e 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

2 de agosto (sexta-feira):

09h30 – Painel História da CEBB

10h30 – Plenária final e encerramento

13h00 – Almoço


Conferência Nacional prepara categoria contra ataques 

Os delegados e delegadas vão debater de sexta-feira 2 a domingo 2 questões que interferem diretamente na sociedade, no cotidiano de trabalho nas agências e nos departamentos bancários e definir as estratégias e plano de ações para defender a soberania nacional, a democracia, os empregos, os direitos dos trabalhadores e ações contra a reforma da Previdência e as privatizações dos bancos e demais empresas públicas.

“A categoria é a única que possui uma convenção coletiva que engloba todo o país. Os direitos dos bancários são os mesmos em qualquer ponto do território nacional. Temos tudo isso graças à nossa unidade e, mais do que nunca, precisamos nos manter unidos para defender nossos direitos e conquistas, nossos empregos e o direito de nos organizarmos”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, responsável pela organização do evento.

Juvandia ressaltou que os direitos dos trabalhadores estão sob forte ataque no Brasil e no mundo. “O capital internacional quer ditar o rumo das políticas a serem adotadas para que obtenham cada vez mais lucros. Esse governo e o Congresso têm pautado a retirada de direitos, como o direito de se aposentar com dignidade; o direito a uma jornada e um trabalho dignos, atacados agora pela MP 881”, disse. “Buscam minar as forças dos sindicatos e demais movimentos sociais porque estes impõem resistência a estes desmandos. Temos que estar unidos, não apenas como categoria, mas no conjunto da classe trabalhadora, e nos preparar para nos defender e cobrar políticas que gerem empregos, não aprofundem o desemprego”, disse a presidenta da Contraf-CUT.

Redes sociais

O evento terá cobertura total de imprensa, com publicação imediata de textos no site da Contraf-CUT, e transmissão ao vivo de algumas mesas de debates, com vídeos veiculados na página da Contraf-CUT no Facebook. Nas redes sociais, os delegados serão instruídos a utilizar as hashtags #21C e #NossaLutaÉ nas fotos, comentários e demais postagens.

Programação da 21ª Conferência Nacional

Sexta-feira, 2 de agosto

12h às 20h – Credenciamento de delegadas e de delegados.
19h – Abertura solene

Dia 03 de agosto: sábado

9h às 13h – Credenciamento de delegados e de delegadas.
9h às 9h30 – Votação do Regimento Interno
10h às 13h – Mesa 1 – Análise de conjuntura
13h às 14h – Prazo para substituições de delegadas ou de delegados

13h às 14h30 – Intervalo para almoço

14h30 às 16h30 – Mesa 2 – Soberania Nacional
16h30 às 18h – Mesa 3 – Reforma da Previdência
19h – Confraternização

Dia 04 de agosto: domingo

10h às 11h30 – Mesa 4 – Futuro do Trabalho, Impactos nos empregos e na Organização Sindical
12h às 14h – Mesa 5 – Resoluções e moções


Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas