Notícias

home » notícias

3 de Outubro de 2013 às 09:35

03/10/2013 - Sindicalistas protestam contra o deputado Moreira Mendes em encontro do PSD/RO


Parlamentar é o único do Estado a não se posicionar contrário ao PL 4330, que amplia a terceirização e precariza as relações de trabalho

Escrito por: CUT-RO

(Porto Velho-RO) - Na manhã desta quarta-feira (2), em pleno feriado, em frente à Câmara dos Vereadores de Porto Velho-RO, sindicalistas de várias entidades fizeram um protesto, com carro de som, faixas e cartazes, contra o Projeto de Lei 4330 que permitirá  a terceirização de todos os setores de empresas e instituições públicas. Durante a manifestação estava sendo realizada dentro da Câmara o encontro estadual do Partido Social Democrático (PSD), que tem como presidente estadual o deputado federal Moreira Mendes, que é o único parlamentar de Rondônia na Câmara dos Deputados a não rejeitar o PL-4330, contrariando as reivindicações dos trabalhadores, que temem a perda de direitos e a precarização do mercado de trabalho brasileiro.

Vários presidentes de sindicatos, como Evaniel Medeiros dos telefônicos (SINTTEL), José Pinheiro dos bancários (SEEB) e Da Silva dos rodoviários (SINTTRAR) denunciaram através do carro de som os riscos que o PL-4330 representa para todos os trabalhadores, tanto da iniciativa privada, quanto do serviço público; pois além permitir a terceirizaᄃão ampla e irrestrita, inclusive das atividades fins, acaba com a responsabilidade, atualmente existente, da empresa ou órgão contratante de pagar os direitos trabalhistas, como verbas rescisórias, em caso de calote da empresa terceirizada. Os manifestantes citaram o caso emblemático dos 2.500 vigilantes que trabalham nas escolas estaduais e que estão sendo demitidos estes mês: as empresas já informaram que não tem como pagar as rescisões, que serão cobradas do Estado. "Como ficariam esses vigilantes se a PL-4330 estivesse em vigor deputado Moreira Mendes"?, indagaram os sindicalistas.

Ao chegar na Câmara de Vereadores e deparar com a manifestação Moreira Mendes entrou de carro pela lateral do prédio, enquanto alguns correligionários tentaram retirar as faixas e cartazes, causando um princípio de tumulto que foi rapidamente contornado, ficando as faixas do PSD ao lado das faixas dos manifestantes. Já o deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembleia Legislativa e do diretório municipal da legenda, entrou pela porta da frente e conversou com os manifestantes. Hermínio esclareceu que os deputados estaduais já tomaram uma posição, aprovando uma moção de rejeição da PL-4330 pela bancada federal. A pedido dos sindicalistas, Hermínio se comprometeu em conversar com Moreira Mendes na tentativa de convencê-lo a atender aos apelos dos trabalhadores e acompanhar o restante da bancada federal na rejeição do projeto da terceirização.

MARINHA RAUPP AINDA NÃO SE MANIFESTOU

Apesar de reiteradas solicitações ao seu gabinete, a deputada Marinha Raupp (PMDB) ainda não se manifestou oficialmente sobre o pedido dos sindicatos para que rejeite o PL-4330, acompanhando a maioria da bancada. Nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3) os presidentes do SINTERO, Manoel Rodrigues, e do SINDSAÚDE, Caio Marim, estarão em Brasília dialogando com a deputada e buscando conseguir o apoio dela para essa reivindicação dos trabalhadores. Em conversa com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, nesta terça-feira (1) por telefone, Marinha Raupp propôs uma conversa com a Central, que deverá ser realizada na próxima sexta-feira (4) em Porto Velho.


Notícias Relacionadas