O próximo dia 18/3 será marcado pela realização de protestos, em todo país, no âmbito do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos, Democracia e Contra o Desmonte dos Bancos Públicos.
Os bancários de Dourados e Região-MS, aprovaram sua participação neste ato em assembleia realizada dia 12/3. A participação dos trabalhadores do ramo financeiro será com o retardamento na abertura das agencias bancárias em uma hora.
Na avaliação do movimento sindical bancários, todos os trabalhadores acabam sendo afetados pelo projeto governamental privatista de desmonte do Estado, por isso é preciso estar nas ruas para denunciar o desmonte, que afeta bancários e toda a população.
O governo prometeu crescimento e empregos com a reforma da Previdência. Os empregos não vieram e o pibinho de 2019 revelou a ineficácia das maldades do governo. Agora, prometem crescimento com privatizações e mais retirada de direitos. Não acreditamos em mais uma falsa promessa e vamos defender nossos direitos e o patrimônio público.
No caos dos bancários, os trabalhadores do BB e da Caixa são especialmente afetados por esse processo de desmonte. Os dois bancos públicos passam por processos arbitrários de reestruturação, que atacam direitos dos bancários e a função social dessas instituições. Na Caixa, a reestruturação prevê descomissionamentos sumários e transferência arbitrária de empregados. Já no BB, as medidas reduzem a remuneração, extinguem cargos e criam outros, alterando o plano de carreira, e podem trazer prejuízos para a PLR.
Nos dois bancos, que possuem papel fundamental para o país, o objetivo é reduzir a importância das instituições e prepará-las para a privatização.
Todos os trabalhadores devem se mobilizar e participar deste evento que reunirá atos públicos e manifestações em frente a Praça Antônio Joao em Dourados no dia 18/3 a partir das 8 horas.