Na manhã desta terça-feira, os diretores do Sindicato dos Bancários do Acre estiveram presentes na agência do Itaú localizada no Centro de Rio Branco, como parte do Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores do Itaú. A mobilização denuncia os impactos negativos do lucro bilionário do banco sobre a vida dos trabalhadores.
Apesar de ter registrado um lucro líquido gerencial de R$ 11,1 bilhões no primeiro trimestre de 2025 — um crescimento de 13,9% em relação ao mesmo período do ano anterior — o Itaú Unibanco tem adotado uma política de fechamento de agências, demissões e intensificação da pressão sobre os bancários.
Nos últimos 12 meses, 222 agências foram fechadas, o banco perdeu cerca de 1,4 milhão de clientes, e as unidades restantes sofrem com superlotação e falta de pessoal. A situação tem provocado um aumento expressivo nos afastamentos por doenças psíquicas, fruto de metas abusivas, assédio moral e insegurança no ambiente de trabalho.
O Sindicato dos Bancários do Acre reforça seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria e seguirá cobrando da direção do banco responsabilidade social, respeito aos trabalhadores e valorização de quem constrói os lucros da instituição.





