Ramo Financeiro Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

AMPLIAR A REPRESENTAÇÃO

Sindicatos de Campo Grande e Ponta Porã mudam estatuto para ampliar representação e fortalecer organização dos trabalhadores do ramo financeiro

21 de Maio de 2026 às 16:39


Os bancários de Campo Grande e Ponta Porã aprovaram por unanimidade em assembleias realizadas na terça-feira 19 (Campo Grande) e na quarta-feira 20 (Ponta Porã) a reformas dos estatutos dos dois sindicatos sul-matrogrossenses, com o objetivo de ampliar suas bases em busca da representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro, fortalecendo assim a organização coletiva e a capacidade de negociação diante das instituições financeiras. Os dois sindicatos integram a base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN).

Essas mudanças são necessárias diante das transformações no sistema financeiro e no mundo do trabalho, o que têm levado os sindicatos a ampliarem sua representação para acompanhar uma categoria cada vez mais diversa e complexa. Bancários, trabalhadores de financeiras, cooperativas de crédito, fintechs e bancos postais convivem hoje em um mesmo ecossistema, muitas vezes submetidos às mesmas metas abusivas, à pressão por resultados e à precarização das relações de trabalho.

As mudanças estatuárias dos sindicatos de Campo Grande e de Ponta Porã passam a abranger os empregados de bancos comerciais, bancos de investimentos, financeiras, cooperativas de crédito e bancos postais, consolidando a representatividade das entidades sindicais sobre todo o ramo financeiro regional.

Marco importante na ampliação de direitos

“Aprovamos por unanimidade a reforma do nosso Estatuto Social, um processo legítimo, acompanhado pelo Ministério do Trabalho, e que contou com grande participação da categoria. Essa mudança é um marco importante porque amplia a nossa base e traz a representação oficial dos trabalhadores de cooperativas de crédito. Agora, o nosso foco é trabalhar para acolher essa grande massa que estava sem representação e nos preparar para as próximas negociações”, disse a presidenta do Sindicato de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues.

Com essa regularização, oito cidades passam a integrar oficialmente a base territorial do Seeb Campo Grande: Alcinópolis, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Jardim, Paraíso das Águas e Rochedo.

Para a secretária de Organização do Ramo Financeiro e Política Sindical da Contraf-CUT e da Fetec-CUT/CN, Talita Régia, esse movimento é fundamental para que os sindicatos acompanhem as transformações do setor e fortaleçam sua capacidade de representação. “O sistema financeiro mudou muito nos últimos anos e os sindicatos precisam acompanhar essa transformação. Hoje, os trabalhadores estão distribuídos em diferentes segmentos do ramo financeiro, mas enfrentam problemas semelhantes, como pressão por metas, sobrecarga, adoecimento e precarização. Ampliar a representatividade é fortalecer a organização coletiva e garantir que nenhum trabalhador fique sem proteção sindical.”

Ampliar a base e fortalecer a negociação

Talita, que participou das assembleias dos sindicatos de Campo Grande e de Ponta Porã, também destacou que a iniciativa fortalece a capacidade de mobilização das entidades. “Quando o sindicato amplia sua base de representação, ele fortalece sua legitimidade, aumenta sua capacidade de negociação e constrói uma unidade ainda maior entre os trabalhadores do ramo financeiro. Isso é essencial diante de um setor cada vez mais concentrado e digitalizado.”

Além de Campo Grande e Ponta Porã, outras entidades sindicais pelo país também vêm debatendo alterações semelhantes, buscando adequar seus estatutos às novas configurações do mercado financeiro e às mudanças nas formas de contratação e organização do trabalho. “A ampliação da representatividade é vista pelo movimento sindical como uma estratégia importante para enfrentar os desafios impostos pela digitalização do sistema bancário, pelo avanço das plataformas financeiras e pelas constantes reestruturações promovidas pelas empresas do setor”, finalizou Talita.

Rondônia em estágio avançado

Nas bases da Fetec-CUT/CN, o Sindicato de Brasília foi pioneiro nessa iniciativa e até hoje representa os trabalhadores da Cooperforte. E o Sindicato de Rondônia está num estágio bem avançado, pois desde 2005 já negocia com os três sistemas de cooperativas de crédito do Estado (Sicoob Norte, Sicoob Fronteiras e Credisis).

“É muito importante para os trabalhadores das cooperativas estarem filiados a um sindicato de luta e de mobilização que avança nas negociações e conquista mais direitos. No início tivemos muitas dificuldades para negociar com os patrões das cooperativas, mas hoje o diálogo está mais consolidado e já temos negociações agendadas para negociar este ano as cláusulas econômicos do acordo com as cooperativas”, afirma Ivone Colombo, presidente do Seeb Rondônia e secretária de Cooperativas de Crédito da Fetec-CUT/CN, que também participou das assembleias de mudanças estatutárias nos sindicatos de Campo Grande e de Ponta Porã.

Plenária assembleia CG

Mesa assembleia CG

Assembleia de Campo Grande

Assembleia PP

Mesa da assembleia de PP

Assembleia de Ponta Porã

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Seeb Campo Grande e Contraf-CUT

Sindicatos Filiados