
Cuiabá MT - A primeira manifestação de 2016, em defesa da Caixa 100% ocorreu nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, quando a Instituição financeira completa 155 anos de fundação. O Sindicato dos Bancários realizou Ato Público com distribuição de bolo para lembrar a fundação da Caixa, na porta da Agência Paiaguás, Centro de Cuiabá.
A mobilização contra o PLS 555/2015, que tramita no Senado Federal, envolvem os todos os sindicatos filiados à Contraf-CUT e outras entidades de bancários e trabalhadores, com atos em todo o Brasil, nesta terça-feira.
O presidente do SEEB/MT, José Guerra, destacou que a Caixa é o único banco inteiramente público no nosso país. “Nestes 155 anos, a Caixa avançou no mercado financeiro e tem reforçado o seu papel social. E é fundamental que ela continue sendo pública para viabilizar as políticas sociais do governo ”, afirma.
De acordo com o secretário de imprensa e comunicação e empregado da Caixa, John Gordon Ramsay, a manifestação é contra o Projeto de Lei do Senado 555 (PLS 555/2015) – que obriga empresas 100% públicas a se tornarem sociedades anônimas.
Gordon parabenizou todos os empregados da Caixa e destacou a necessidade de mais contratações. “Hoje, comemoramos os 155 anos de Caixa e o melhor presente que poderíamos ganhar é mais contratações, para que possamos melhorar o atendimento e as condições de trabalho”, completou.
O projeto de lei 555/2015, conhecido como Estatuto das Estatais, quer transformar as instituições públicas, como Caixa, Petrobras e Correios, em empresas de economia mista e em sociedades anônimas. Em outras palavras, a proposta tem a intenção de privatizar as instituições federais, fundamentais para o desenvolvimento do país. Também pode ser o fim dos programas sociais do governo, responsáveis para redução das diferenças sociais nos últimos anos.
“Este Projeto de Lei 555/2015 segue a lógica neoliberal do estado mínimo, transformando empresas públicas bem sucedidas em negócios lucrativos aos interesses privados”, explica o diretor e empregado da Caixa, Luiz Edwiges.
O presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, a abertura do capital da Caixa implicaria na incapacidade de financiar novas políticas públicas e criar novos mercados, e favorecer ações sociais que geram mais renda e postos de trabalho. "A Caixa é um banco que atende as necessidades imediatas da população, como instrumento de inclusão bancária, empréstimos, penhor, FGTS, PIS, seguro-desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais, apoio e financiamento em obras de infraestrutura de estados e municípios", completa.
Fundação da Caixa
A Caixa Econômica Federal completou 155 anos, no dia 12 de janeiro. A história do maior banco 100% público do país, que começou com a poupança dos vinténs dos escravos na busca pela liberdade, suas cartas de alforria. O imperador Dom Pedro II, por decreto em 1861, cria a Caixa, hoje o terceiro maior banco público da America latina.
Fonte: SEEB/Mato Grosso


