Banco do Brasil Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

APOSENTADORIA DOS TRABALHADORES

Previ, há 121 anos inovando com propósito, por Paula Goto e Rafael Matos

4 de Janeiro de 2026 às 09:23


Abrapp em Foco

A Previ nasceu inovando há 121 anos com um propósito claro: cuidar do futuro das pessoas. Antes mesmo da previdência oficial existir no Brasil, já pagava rendas vitalícias aos seus associados, antecipando a Lei Elói Chaves.

Em 1997, a revisão estatutária institucionalizou a governança paritária na Previ, garantindo a participação direta dos associados na gestão e assegurando maior transparência e equilíbrio na gestão sustentável de longo prazo.

Com 200 mil associados, a Previ lidera o setor de previdência complementar e registra um dado emblemático: mais de 160 participantes centenários.

A valorização da longevidade é um dos maiores desafios do século XXI, especialmente no Brasil, onde a transformação demográfica ocorre em ritmo acelerado. Até 2044, 40% da população terá mais de 50 anos, com expectativa de vida chegando aos 80. Esse cenário redefine estruturalmente o país.

Segundo o IBGE, 73% dos brasileiros acima de 55 anos são financeiramente independentes e, em 5 milhões de lares, a renda do idoso é a única fonte de sustento.

Globalmente, a chamada “economia da longevidade” movimenta US$ 22 trilhões por ano. No Brasil, já representa R$ 1,8 trilhão em consumo (cerca de 24% do PIB) e pode dobrar em duas décadas.

Apesar do protagonismo econômico e social, brasileiros maduros ainda enfrentam o etarismo, que os invisibiliza, limita oportunidades e reforça estereótipos de incapacidade e dependência.

Diante desse contexto, inovar não é apenas uma escolha, mas condição para garantir sustentabilidade e eficiência. Pensando nisso, a Previ realizou, em dezembro, a Semana de Inovação, que promoveu discussões estratégicas sobre cultura ágil, inteligência artificial e hiper personalização.

O evento reuniu funcionários, associados e especialistas em experiências práticas, mostrando como mentalidade inovadora e cultura analítica reforçam vínculos e garantem a perenidade e a solidez da Previ no cumprimento de sua missão ao longo do tempo.

A longevidade é um desafio coletivo que exige engajamento inter geracional e visão de longo prazo. Ao estimular a transformação digital e a diversidade, a Previ reafirma seu compromisso de evoluir constantemente, entregando soluções cada vez mais relevantes e seguras para o futuro de seus associados.

Paula Goto é Diretora de Planejamento da Previ

Rafael Matos é Gerente Executivo de Projetos, Produtos e Inovação da Previ

Sindicatos Filiados