
A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realizou nesta segunda-feira 27 de julho uma plenária virtual com a participação de dirigentes de todos os 13 sindicatos da base para trocar informações sobre as negociações na mesa da Fenaban e específicas com os bancos e discutir a estratégia da categoria e os rumos da Campanha Nacional dos Bancários 2026.
A plenária on-line começou com os representantes da Fetec-CUT/CN na mesa da Fenaban e nas mesas específicas dos bancos, públicos e privados, dando informes sobre o andamento das negociações gerais e com cada instituição financeira.
Além de Rodrigo Britto (presidente da Fetec e do Seeb Brasília), integram o Comando Nacional dos Bancários que negocia com a Fenaban representando a Fetec Centro-Norte todos os presidentes e presidentas dos sindicatos de capitais filiados: Tatiana Oliveira (Pará), João Luiz Dourado (Mato Grosso), Neide Rodrigues (Campo Grande), Ivone Colombo (Rondônia), Neném Almeida (Acre), Adauto Andrade (Roraima) e Bruna Athayde La Guárdia (Amapá).
E os representantes da Fetec Centro-Norte nas Comissões de Empresa que negociam com os bancos ou segmentos são: Rodrigo Britto (BB), Antônio Abdan (Caixa), Cristiano Moreno (Banco da Amazõnia), Vera Paoloni (Banpará), Samantha Sousa (BRB), Edson Gomes (BNB), Sandro Soares de Mattos (Itaú), Edegar Alves Martins (Bradesco), Elizabeth Espindola Araújo (Santander) e Talita Régia (cooperativas e financiários).
O presidente Rodrigo Britto informou que as negociações da Campanha Nacional deste ano estão difíceis e que uma das razões é a tentativa da Fenaban de excluir os bancos públicos da mesa única nacional de negociação e acabar com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, uma conquista histórica da categoria, que garante os mesmos direitos a todos os trabalhadores do sistema financeiro, de instituições públicas e privados. Os bancários são a única categoria profissional que conquistou a CCT nacional.
“Por isso precisamos conversar bastante com os bancários em nossas bases, explicar o que está acontecendo e mobilizar a categoria para enfrentar esses ataques e não apenas garantir a manutenção de nossos direitos como avançar em novas conquistas”, exortou Rodrigo.
Nova plenária da Federação Centro-Norte será realizada na próxima semana.


Fonte: Fetec-CUT/CN


