Banco do Brasil Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

PREVI

Para os eleitos, Fukunaga honrou o legado dos trabalhadores do BB e fortaleceu a governança da Previ

17 de Outubro de 2025 às 16:00


O presidente da Previ, João Luiz Fukunaga, apresentou nesta sexta-feira 17 sua carta de renúncia ao Conselho Deliberativo da Previ, para assumir a Diretoria de Relações Governamentais e ASG da EloPar, holding especializada em soluções de pagamento e fidelização de propriedade do Banco do Brasil e do Bradesco. O patrocinador Banco do Brasil indicou como novo presidente Márcio Chiumento, atual diretor de Participações.

Para os diretores e conselheiros eleitos, em seu mandato João Fukunaga manteve a sustentabilidade, o equilíbrio e a governança da Previ, honrando o legado de outros grandes dirigentes da entidade oriundos do movimento sindical que fizeram parte dessa história e fortaleceram o modelo de gestão compartilhada.

Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2008, Fukunaga assumiu em 2012 a direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo e em 2022 foi escolhido coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB), atuando diretamente nas negociações entre funcionários e a direção do Banco do Brasil.

Fukunaga, na avaliação dos diretores eleitos, manteve a Previ próxima dos associados, entregando os benefícios contratados. Na gestão do Plano 1 ele acelerou a estratégia de imunização do passivo. Entre 2023 e 2025, a alocação em Renda Variável caiu de 32% para 18%, com cerca de R$ 30 bilhões desinvestidos e realocados em Renda Fixa. Essa mudança reforçou a liquidez, garantiu aderência às obrigações do plano e superou uma meta de redução de alocação em Renda Variável prevista para 2030.

No Previ Futuro, João Fukunaga foi parceiro na implantação de novos perfis de investimentos, ampliando as alternativas para o aumento do fundo de reserva dos associados. Ele também fortaleceu o Previ Família e trouxe mais benefícios para a Capec.

Para os dirigentes eleitos, ele honrou a história construída na Previ pelos trabalhadores do Banco do Brasil. E desejam sucesso a Fukunaga em seus novos desafios.


Fonte: Associados Previ

Sindicatos Filiados