
Na manhã desta terça-feira (02), o Banco Itaú foi obrigado judicialmente a reinserir uma trabalhadora em seu quadro de funcionários. Desta vez, a decisão beneficiou a bancária Vanessa Jorge de Andrade, agente de negócios e dirigente sindical.
O caso
Por ser dirigente sindical, Vanessa possui estabilidade no emprego, garantido pela legislação trabalhista. Ainda assim, o banco abriu um inquérito judicial para apuração de falta grave, alegando suposta falta grave, relacionada a não aprovação na prova de certificação CPA-10, emitida pela Anbima.
No entanto, após o andamento do processo, a Justiça Sentenciou e reconheceu que o Itaú não conseguiu comprovar a acusação. Diante disso, foi determinada a reinserção imediata da bancária ao quadro de funcionários e o fim da licença não remunerada que havia sido aplicada.
Uma vitória da resistência
A decisão representa não apenas a vitória de Vanessa, mas também um marco na defesa da estabilidade sindical e dos direitos da categoria.
O Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC) reafirma seu compromisso em proteger cada trabalhador e trabalhadora de medidas arbitrárias, lembrando que lutar pelos direitos da categoria não é falta grave, é resistência.




