
Tarsila do Amaral
A Secretaria de Formação Sindical da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realiza neste sábado 1º de novembro o curso sobre História do Movimento Sindical no Brasil para a diretoria do Sindicato de Mato Grosso.
O curso foi elaborado e é ministrado pelo consultor da Secretaria de Formação da Fetec, Jeter Gomes, graduado em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Economia do Trabalho e Sindicalismo e mestre em Educação.
Dentre outros temas, o curso trata da transição do século XIX para o século XX e o legado das lutas populares, as primeiras greves e os primeiros sindicatos, a Era Vargas, a ditadura militar e o surgimento do Novo Sindicalismo, que desembocou na criação da CUT. E discute também as concepções e estruturas sindicais.
Antes do Mato Grosso, o curso já foi ministro nos sindicatos do Acre, Amapá, Brasília, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Pará e Rondonópolis.
Fonte: Fetec-CUT/CN


