Caixa Econômica Federal Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

A CAIXA É DO BRASIL

Fetec e Seeb Acre denunciam fechamento de agências e pedem reunião com presidente da Caixa

2 de Outubro de 2025 às 18:37


Dirigentes do Seeb Acre protestem em frente à Agência Imperador Galvez

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) e o Sindicato dos Bancários do Acre enviaram ofício ao presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para denunciar a redução do atendimento presencial em todo o país e o fechamento de agências e o desmonte que a empresa está empreendendo em suas unidades no Estado do Acre. Eles também solicitam reunião para discutir essa situação.

No ofício, os presidentes Rodrigo Britto e Eudo Raffael Lima da Silva afirmam que a situação é ainda mais grave no Acre, onde a Caixa anunciou que a tradicional Agência Imperador Galvez será encerrada em 16 de outubro deste mês e que a Agência Estação Experimental terá parte de seus caixas eletrônicos retirados. O Sindicato do Acre realizou um ato de protesto em frente à Agência Imperador Galvez na segunda-feira 29. Confira aqui.

“Tais medidas foram tomadas sem diálogo com trabalhadores e clientes e prejudicam diretamente a população, especialmente a mais carente, que depende da Caixa para acessar benefícios como FGTS, Bolsa Família, seguro-desemprego e o programa Pé de Meia”, afirmam Rodrigo e Eudo no ofício a Carlos Antônio Vieira Fernandes.

Os dos presidentes ressaltam que a Caixa, “banco 100% público e socialmente estratégico, é responsável também por políticas de habitação, saneamento e apoio às prefeituras. O fechamento de agências superavitárias e a priorização do atendimento a clientes de maior renda representam um ataque à sua função social e à própria classe trabalhadora”.

E concluem: “Diante disso, solicitamos a Vossa Senhoria e equipe uma reunião de diálogo acerca destas medidas recentes adotadas pela Caixa Econômica Federal no Estado do Acre. Tendo como objetivo discutir os impactos sociais e trabalhistas dessas decisões, bem como buscar alternativas que assegurem o atendimento à população acreana e a valorização das(os) empregadas(os) da Caixa”.

Fonte: Fetec-CUT/CN

Sindicatos Filiados