Contraf Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

A LUTA DE LUTO

Fetec-CUT/CN também lamenta perda de José Nelson Michelena

9 de Outubro de 2025 às 16:08


É com grande pesar que o movimento sindical recebe a notícia do falecimento de José Nelson Porciúncula Michelena, incluindo a Federação dos Trabalhadores das Empresas d Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) e a Confederação Nacional das Trabalhadores e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Militante de causas sociais, Michelena trabalhou no Banco do Brasil em Eunápolis, Porto Seguro e Itapebi. Foi diretor da CUT Extremo-Sul da Bahia e presidente do Sindicato dos Bancários e Bancárias do Extremo Sul da Bahia.

Sua trajetória em defesa das causas da categoria bancária inclui passagens pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e como assessor na Previ.

Ainda na ditadura militar, manteve forte relação com os movimentos sociais e políticos que cobravam democracia e liberdade para perseguidos pelo regime. Ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores na Bahia, foi integrante da diretoria municipal do PT em Eunápolis e manteve vínculo com as causas políticas mesmo após a sua aposentadoria.

Michelena deixa a esposa e professora da rede estadual Cristina Dantas e os filhos Bruno Dantas Michelena e Jéssica Dantas Michelena.

A morte prematura do companheiro, aos 65 anos, ocorreu por conta de uma parada cardiorrespiratória em Arembepe, no interior da Bahia. O velório ocorrerá na quarta-feira, em Salvador.

José Nelson Michelena, presente! Hoje e sempre!

Sindicatos Filiados