Notícias

home » notícias

1 de Dezembro de 2021 às 11:03

Com revisão do Caged, Brasil perdeu 190 mil vagas de emprego em 2020, ao contrário do que divulgou governo Bolsonaro


Ao contrário do saldo positivo de 76 mil empregados no ano - como divulgou o governo Jair Bolsonaro -, a revisão mostrou que houve a destruição de 190 mil vagas, conforme apontou o perfil do economista Daniel Duque no Twitter.

Mais de 13 milhões estão desempregados no país

A política ultraliberal do governo Bolsonaro faz milhões amargarem o desemprego há anos. O número de pessoas sem trabalho no país atinge a marca de 13,5 milhões, segundo dados da Pnad Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa fechou o terceiro trimestre do ano em 12,6%, uma pequena melhora antes o segundo trimestre (14,2%). A melhora na pandemia e as contratações temporárias para o fim de ano estão associadas a maior oferta de emprego.

No entanto, o rendimento médio real dos trabalhadores diminuiu, chegando a R$ 2.459,00, queda de 4% frente ao último trimestre e de 11,1% sobre o mesmo período de 2020.

A pesquisa indica o crescimento em ocupações com menores rendimentos, além da perda do poder de compra devido ao avanço da inflação. Mesmo com o avanço da vacinação, considerada uma esperança para a retomada da economia, os brasileiros temem a cada dia piora nas condições de vida. Com o fim do auxílio emergencial e do Bolsa Família milhões não têm como sobreviver.


Notícias Relacionadas