
Os associados e associadas da Previ, da ativa e aposentados, vão às urnas entre esta segunda-feira 13 e o dia 27 de abril para eleger parte da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e dos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro da Caixa de Previdência dos Funcionários do BB.
"O direito de eleger metade dos integrantes dos órgãos diretivos da Previ é uma das grandes conquistas do funcionalismo do Banco do Brasil. É graças à participação dos associados na Diretoria e nos Conselhos que a Previ consolidou uma governança reconhecida como exemplar em todo o sistema de previdência complementar, que garante a solidez e o equilíbrio do maior fundo de pensão da América Latina", explica o presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Rodrigo Britto, que é associado do Previ Futuro.
"E é para garantir que a Previ continue no rumo certo que a Fetec-CUT/CN apoia a Chapa 2 – Previ Para os Associados na eleição. Ela é formada por colegas do BB que já demonstraram competência e têm o compromisso de manter a Previ sólida e confiável, assegurando que nós associados tenhamos a tranquilidade de um benefício e aposentadoria dignos", acrescenta Rodrigo Britto, lembrando que, além disso, a Chapa 2 tem como um dos candidatos ao Conselho Consultivo do Previ Futuro o Samuel Bastos, presidente do Sintraf Amapá, sindicato filiado à Fetec.
Para ajudar no voto consciente, a coordenadora da Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), Fernanda Lopes, entrevistou o candidato à Diretoria de Administração, Alencar Ferreira, e a candidata à Diretoria de Planejamento, Lissane Holanda, os dois da Chapa 2 "Previ para os Associados", que também é apoiada pela Contraf-CUT e pela grande maioria das entidades representativas dos trabalhadores do ramo financeiro.
Para a coordenadora da CEBB, Fernanda Lopes, a eleição é um momento decisivo para o futuro da entidade de previdência complementar dos funcionários do Banco do Brasil. “A defesa da Previ passa pelo compromisso com a transparência, a solidez da gestão e a proteção dos direitos dos participantes e assistidos. A Chapa 2 reúne dirigentes com experiência e compromisso com uma gestão responsável, voltada aos interesses dos associados”, destacou.
Clique aqui e conheça as propostas da Chapa 2.
Quem pode votar
Todos os participantes e assistidos maiores de 18 anos inscritos nos planos de benefícios da Previ até 31 de janeiro de 2026 têm direito ao voto.
Os participantes vinculados a Planos Instituídos também têm direito a voto, desde que atendam a pelo menos uma das seguintes condições:
• Ter realizado, no mínimo, 12 contribuições ordinárias mensais ao plano; ou
• Ter cumprido carência mínima de 12 meses de vinculação ao plano e ser elegível ou estar em gozo de benefício de renda mensal.
Como votar
Funcionários e estatutários do Banco do Brasil, em atividade, cedidos ou adidos:
• Site da Previ
• Aplicativo Previ
• Terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil
• Terminais SiSBB
Aposentados, pensionistas e demais participantes:
- Site da Previ
- Aplicativo Previ
- Terminais de autoatendimento do Banco do Brasil
Cargos em disputa
O processo eleitoral definirá representantes para os seguintes cargos:
• Conselho Deliberativo: um membro titular e um suplente
• Conselho Fiscal: um membro titular e um suplente
• Diretoria Executiva: diretor(a) de Administração e diretor(a) de Planejamento
• Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1: dois titulares e dois suplentes
• Conselho Consultivo do Previ Futuro: dois titulares e dois suplentes
O mandato dos eleitos será de 1º de junho de 2026 a 2 de junho de 2030.
Conheça a Chapa 2 – Previ para os Associados
Conselho Deliberativo
Titular: Carlos Alberto Guimarães de Sousa
Suplente: Fátima Suzana Marsaro
Conselho Fiscal
Titular: Carlos Eduardo Bezerra Marques
Suplente: Waldyr Peixoto Filho
Diretoria
Diretoria de Administração: Alencar Rodrigues Ferreira Junior
Diretoria de Planejamento: Lissane Pereira Holanda
Conselho Consultivo – Plano de Benefícios 1
Titular: Edson Branco da Cruz Filho
Suplente: Nadja Maria Santana da Silva
Titular: Haroldo do Rosário Vieira
Suplente: Ivanilson Batista Luz
Conselho Consultivo – Previ Futuro
Titular: Karla Roberta Revert Mota
Suplente: Laurito Porto de Lira Filho
Titular: Samuel Bastos Macedo
Suplente: Leonardo Imbiriba Diniz
Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT


