Igualdade de oportunidades Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

IGUALDADE DE GÊNERO

Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas: abertas inscrições para turma de abril

23 de Março de 2026 às 09:00


Estão abertas as inscrições para a turma de abril do curso "Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas". Papais e mamães interessados de qualquer parte do país podem participar, isso porque, além de ao vivo, as aulas serão totalmente online, nos dias 13, 14, 15 e 16, das 19h30 às 21h30.

Clique aqui e faça sua inscrição.

O curso, realizado pelo Centro de Formação Profissional 28 de Agosto, é para todos os públicos, mas também é pré-requisito para que os bancários tenham direito à licença paternidade ampliada de 20 dias. A conquista obtida pela categoria em Campanha Nacional, entretanto, é regra apenas para alguns bancos.

O valor do investimento para o público em geral é R$ 280, mas bancários/bancárias e financiários/financiárias sócios de sindicatos filiados à Contraf-CUT pagam apenas R$ 180.

As aulas são expositivas, com tempo para comentários, perguntas e debates. Os alunos também recebem indicações de referências bibliográficas e filmográficas usadas no curso.

O que você irá aprender?

Além de cuidados práticos com o recém-nascido, como o pré-parto, banho, troca de fraldas, amamentação, manobras de desengasgo, respeito à condição biológica e psicológica da mulher, as alunas e os alunos terão aulas sobre educar, contato das crianças com telas, qual o sentido de colocar limites e o redimensionamento do papel dos pais na sociedade contemporânea.

Veja a programação completa do curso:

Aula 1 – Paternidade e os desafios para a família

  • Acolhida dos participantes e apresentação geral do curso
  • Abordagem psicológica sobre o momento na vida do pai
  • Desafios para a família com a chegada de um novo membro
  • Depressão pós-parto e seus efeitos
  • Respeito à condição biológica e psicológica da mulher
  • Bater funciona?
  • O contato das crianças com as telas

Aula 2 – O ato de educar: pais e mães comprometidos

  • O que é Educação
  • Qual o papel do pai na educação da criança
  • Qual a interação necessária entre pai e mãe na condução do processo educativo da criança?
  • Quais os sentidos de colocar limites e fazer combinados com uma criança?
  • Como o tempo e a qualidade do tempo pode interferir na educação

Aula 3 – Cuidados práticos com o recém-nascido

  • Pré-parto e dia do parto
  • Banho
  • Troca de fraldas
  • Amamentação e pós-mamada
  • Manobras de desengasgo
  • Como carregar
  • Como colocar para dormir
  • Outras orientações

Aula 4 – Relações contemporâneas e o redimensionamento do papel dos pais

Diálogo sobre o papel do homem e da mulher na sociedade contemporânea. A paternidade como uma grande oportunidade de potencializar o desenvolvimento da criança e de uma família com mais equidade.

Fonte: Contraf-CUT

Sindicatos Filiados