Saúde e condições de trabalho Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

VIOLÊNCIA ORGANIZACIONAL

Como a ansiedade gerada com a gestão pelo medo nos bancos provoca doenças físicas e mentais, explica psicóloga

18 de Fevereiro de 2026 às 16:46


Nesse terceiro vídeo da série para divulgar a pesquisa “Práticas de Gestão, Violência e Adoecimento pelo Trabalho em Instituições Financeiras”, encomendada no ano passado pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), a psicóloga Ana Magnólia Mendes explica que a ansiedade é o principal transtorno mental produzido pelo modelo de gestão pelo medo imposto pelos bancos, que por sua vez desencadeia outras doenças mentais e física.

Na terça-feira 24 de fevereiro, às 19h de Brasília, a Fetec-CUT/CN fará uma live com a participação da professora Ana Magnólia, que coordenou a pesquisa. Ela vai conversar pessoalmente com os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro no Centro-Norte a respeito dos resultados da pesquisa e o combate às práticas de violência organizacional por parte dos bancos que levam a à epidemia de adoecimentos mentais que assola a categoria.

Referência nos estudos sobre trabalho e saúde mental, Ana Magnólia é professora titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Ibract (Instituto de Pesquisa e Estudos sobre o Trabalho). A pesquisa da Federação foi realizada em parceria com os sindicatos filiados, com o objetivo de compreender as especificidades dos problemas de saúde dos trabalhadores do ramo financeiro na região Centro-Norte.

“A pesquisa foi ampla e contemplou tanto a dimensão quantitativa quanto a qualitativa, por intermédio das clínicas do trabalho com colegas já adoecidos. Nosso objetivo foi conhecer as realidades específicas da categoria na região Centro-Norte, que é diferente do restante do país. E a pesquisa foi além do estudo realizado no ano passado pela Contraf-CUT, procurando entender por exemplo os atos de violência nas instituições financeiras e seus resultados”, explica Wadson Boaventura, secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN.

‘O transtorno da ansiedade é a maior causa de adoecimentos’

“Nós identificamos o modelo de gestão pautado pelo medo, como instrumento de controle, ato de violência, de intimidação, baseados na humilhação e na discriminação e o transtorno de ansiedade como sendo a maior causa de adoecimentos. A ansiedade, além de produzir sintomas físicos, como taquicardia, vontade de chorar sem controle, um pouco de sentimentos negativos e muita dúvida, falta de concentração, de poder fazer o trabalho”, relata a psicóloga.

Ana Magnólia prossegue: “A ansiedade provoca uma série de doenças físicas, mas acima de tudo ela pode se transformar numa síndrome do pânico, numa fobia, que já vai produzir efeitos de isolamento desse trabalhador, isolamento social, isolamento psicológico, efeitos sobre a família. O transtorno de ansiedade é hoje um mal muito vinculado a um modelo de gestão, onde as metas são impossíveis, são verdadeiros esquemas ditos de motivação, mas são utilizados para controlar os trabalhadores, aumentar a produtividade, aumentar o lucro dos bancos”.

A psicologia denuncia ainda que “a angústia e a ansiedade são usadas para que o trabalhador fique com medo, se sinta intimidado e obedeça mais ainda. Porque exige uma idealização dessas metas de que se você não atende você fraco, você é frágil, você é incompetente, você é incapaz”.

Ela conclui: “Então, a ansiedade vem exatamente do fato de não conseguir atender a essas demandas, que são demandas impossíveis, idealizadas e embutidas de falsas promessas e que só são feitas para aumentar o lucro dessas instituições”.

Confira a avaliação da pesquisadora Ana Magnólia no vídeo abaixo.

Leia também

>>> Psicóloga explica como a gestão pelo medo nos bancos provoca ansiedade e outros transtornos mentais

>>> Modelo de gestão pelo medo nos bancos produz as doenças mentais, denuncia pesquisadora

Fonte: Fetec-CUT/CN

Sindicatos Filiados