Sindicatos Filiados Compartilhe Facebook Instagram Whatsapp X/Twitter

VITÓRIA DA UNIDADE NACIONAL

Chapa 1 de Rodrigo Britto vence eleição do Sindicato de Brasília com 66,9% dos votos válidos

13 de Março de 2026 às 20:32


Encabeçada por Rodrigo Britto, presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), a Chapa 1 da/os Bancária/os – Responsabilidade e Compromisso com Você venceu a eleição para o Sindicato dos Bancários de Brasília, que começou na segunda-feira 9 de março e terminou nesta sexta 13. A Chapa 1 obteve 5.106 votos (66,9% dos votos válidos) e a chapa 2 alcançou 2.542 votos. Houve 113 votos em branco e 129 votos nulos.

“Queria agradecer em primeiro lugar a importante participação dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro pela grande participação no processo eleitoral. Foi um grande exemplo de democracia que demos nessas eleição”, saudou Rodrigo Britto assim que a Comissão Eleitoral proclamou a vitória da Chapa 1, elogiando até o debate político promovido pela chapa da oposição, o que na sua opinião contribui para a mobilização e conscientização da categoria.

Ele reafirmou o compromisso de sua gestão de lutar pela manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), “a melhor convenção de qualquer categoria de trabalhadores no país”, da unidade nacional da categoria bancária e de enfrentar os desafios impostos pelos ataques dos bancos. “Precisamos avançar nos dieitos, avançar nas lutas e conquistas, principalmente para melhorar as condições de trabalho, acabar com o assédio moral, preservar a saúde e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.”

E concluiu: “Temos muitos desafios e lutas pela frente. Conclamo pela unidade de todos os trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro para enfrentar esses desafios, combater a ganância dos capitalistas e defender os direitos dos trabalhadores”.

Uma vitória da luta e da unidade nacional da categoria

Para a Fetec-CUT/CN, a vitória da Chapa 1 fortalecerá não apenas a Federação Centro-Norte, mas também a unidade nacional da categoria e a luta dos bancários e das bancárias e de toda a classe trabalhadora.

“Em primeiro lugar quero parabenizar o Sindicato de Brasília por sempre ser uma entidade democrática, onde seus diretores(as), associadoa(as) expressam as suas ideias e participam das eleições com toda liberdade. Em segundo, quero dizer a todos(as) bancários(as) da base do DF que o Seeb Brasília é filiado à nossa federação, o que nos orgulha muito”, afirma Ayr José Sá, secretário de Administração e Finanças da Fetec-CUT/CN.

“O Sindicato de Brasília é referência nacional e neste pleito para a gestão 2026/2030 apoiamos a Chapa 1 encabeçada pelo companheiro Rodrigo Britto (BB) e demais companheiros(as) e tínhamos a certeza da vitória. A luta é árdua e constante e essa nova diretoria está preparada para enfrentá-la”, acrescenta Ayr.

Para o secretário-geral da Federação Centro-Norte, Arílson Silva, “a vitória da Chapa 1 fortalece ainda mais a unidade nacional, porque o Sindicato de Brasília é um sindicato de luta que esteve sempre presente nas lutas pelas conquistas da nossa categoria. Em 2026 teremos muitos desafios pela frente e com a vitória da Chapa 1 liderada pelo companheiro Rodrigo estaremos mais fortes nessas lutas”.

”Fiquei muito feliz com esse resultado, o que representa o reconhecimento do trabalho da atual diretoria de Brasília. Essa vitória tem uma grande importância para os bancários de todo o país, uma vez que o Sindicato de Brasília é um dos mais atuantes na defesa dos trabalhadores e na consolidação da unidade nacional da categoria. Rodrigo e diretoria, seguimos firmes e confiantes que os bancários e as bancárias ganharam um grande líder”, comemora Neide Rodrigues, vice-presidenta da Fetec-CUT/CN e presidenta do Sindicato de Campo Grande.

Fonte: Fetec-CUT/CN

Sindicatos Filiados