
Cuiabá MT - Na segunda-feira (11/01), os diretores do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT): Marcílio Silva, Clodoaldo Barbosa, José Maria Guerra e Eduardo Alencar estiveram na agência do Banco do Brasil (BB), na região Central de Cuiabá, que foi invadida por três homens armados.
O assalto ocorreu por volta das 11h48. Os ladrões renderam os vigias e roubaram suas armas, causando terror dentro da agência. Usando os vigias e reféns como escudos obrigaram os funcionários entregar o dinheiro dos caixas. E, para poder sair, os ladrões quebraram as portas giratórias que estavam travadas com tiros.
Segundo o secretário de saúde do trabalhador e condições de trabalho, Clodoaldo Barbosa, a presença do sindicato no local teve como objetivo principal fazer as devidas orientações aos funcionários e se certificaram da emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) a todos os trabalhadores da agência. “A falta de investimentos em segurança expõe a clientela e os bancários a um ambiente de atendimento e de trabalho inseguro”, critica.
Para o presidente do Sindicato, José Maria Guerra, o banco tem desrespeitado as normas da Lei Municipal Segurança Bancária Nº 5.687/2013, de autoria do bancário e vereador Arilson Da Silva, que determina a instalação de vidros blindados e também guarda volumes. “Caso o banco tivesse cumprindo o que diz a lei teria dificultado a ação dos bandidos”, afirma.
“O banco foi negligente, pois não respeita as normas da Lei Municipal Segurança Bancária Nº 5.687/2013, de autoria do bancário e vereador Arilson Da Silva, que também determina a instalação de vidros blindados e também guarda volumes”, aponta o presidente do SEEB/MT.
O Sindicato também protocolou ação na justiça cobrando do banco indenização e danos morais aos trabalhadores.
Fonte: SEEB/Mato Grosso


