
Dia 28 de agosto representa muito mais do que a celebração do Dia dos Bancários e Bancárias. Essa data simboliza toda a trajetória de luta conjunta de uma das categorias que mais contribuem para o desenvolvimento do Brasil. O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras pela atuação e pela união, que fortalecem a conquista de direitos históricos.
História – A data foi criada em lembrança a uma grande vitória da categoria: o reajuste de 31% nos salários, quando os bancos ofereciam apenas 20%. Isso ocorreu em 1951, após 69 dias de paralisação. Mas essa não foi a única vitória dos bancários. A história da categoria é marcada por muitas conquistas!
Além do reajuste, a greve de 1951 também impulsionou a criação de sindicatos de bancários em várias regiões do país. Assim, torna-se inegável a importância desse movimento para a organização e fortalecimento da luta da categoria, que, desde então, alcançou diversas outras vitórias.
Outro mérito da greve de 1951 foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir desse questionamento, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), fundado com o objetivo de fornecer aos trabalhadores informações estatísticas confiáveis.
Esta data também é importante pois o dia 28 de agosto também é a data de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Ainda durante a ditadura militar.
O presidente do SEEB-MT, João Dourado, destaca que a trajetória dos bancários e bancárias é marcada não apenas por conquistas, mas também pela união que garantiu a ampliação de direitos e a prevenção de retrocessos.
“Parabéns, bancários e bancárias, pelo Dia 28 de Agosto e por todos os dias de luta em que nos unimos para ampliar conquistas e reivindicar emprego digno e respeito. Vamos nos manter mobilizados para garantir valorização nos postos de trabalho. Contem com o seu Sindicato!”, enfatiza o presidente.


