Notícias

home » notícias

28 de Outubro de 2020 às 18:47

Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Pará, para o triênio 2020-2023

Tatiana Oliveira é agora a terceira mulher a presidir o Sindicato, em 87 anos de história da entidade. Fetec-CUT/CN parabeniza os bancários do Pará pelo fortalecimento da luta da categoria


O Sindicato dos Bancários do Pará está, definitivamente, sob nova direção e novo conselho fiscal para o triênio 2020-2023. A nova gestão presidida pela bancária da Caixa, Tatiana Oliveira, a terceira mulher a presidir a entidade sindical, tomou posse em assembleia realizada na noite dessa terça-feira, 27 de outubro, e transmitida ao vivo pela fanpage do Sindicato do Pará.

"Mais uma vez quero parabenizar os bancários do Pará por ter depositado a confiança nessa gestão, reconhecendo assim o trabalho importante desenvolvido pelo Sindicato na organização e na luta da categoria, não apenas no Estado e na região, mas também em todo o país. Desejo que a companheira Tatiana e a nova diretoria continuem essa luta histórica que travamos juntos na defesa dos direitos dos bancários, diante da conjuntura adversa que a classe trabalhadora atravessa", afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

Antes da solenidade, a chapa da Oposição Bancária recorreu ao sistema judiciário e conseguiu uma Liminar de Urgência para barrar a posse da nova gestão eleita. Mas a assessoria jurídica do Sindicato recorreu imediatamente da liminar e conseguiu manter a decisão das urnas e a posse Gestão Unidade e Resistência através de Mandado de Segurança.

“Esse é um momento de gratidão, pela confiança da categoria depositada nas urnas. Quando somos uma chapa de situação, como foi o caso da Chapa 1, toda eleição é um plebiscito e nós queríamos saber a avaliação da categoria sobre o nosso empenho a frente do Sindicato. Felizmente a maioria, quase 60% (1.829 votos), decidiu pela continuidade do nosso trabalho e é esse compromisso que quero reafirmar, como gestão que assume agora e como um compromisso pessoal, de nos empenhar ao máximo para travar as boas lutas da categoria bancária e da classe trabalhadora e estar cada vez mais presente no dia-a-dia da categoria, pois na nossa concepção esse sindicato é a casa dos trabalhadores e trabalhadoras, é um lugar de unidade e resistência”, destacou a nova presidenta eleita do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

A posse da Gestão Unidade e Resistência contou com a saudação da CUT Pará através da dirigente Vera Paoloni; do presidente da CTB Pará, Cleber Rezende; do Sindicato dos Bancários do Amapá, Samuel Bastos; do presidente da Fetec-CUT Centro Norte, Cleiton Silva; e do dirigente da CUT Nacional, Milton Rezende. A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, enviou um vídeo de saudação, mas um problema técnico com o arquivo enviado impediu sua exibição ao vivo.

Ao final da assembleia, o Sindicato prestou homenagem ao agora ex-presidente Gilmar Santos, pelo trabalho desempenhado na presidência e na condução da gestão da entidade, a qual enfrentou diversas turbulências, como um golpe de estado no Brasil, greves gerais contra as reformas trabalhista e da previdência, duras campanhas nacionais em defesa da manutenção dos direitos da categoria bancária e, mais recentemente, a pandemia do novo coronavírus.

“Agradeço a todos os companheiros e companheiras que compartilharam comigo a gestão Mais Conquistas, à categoria bancária que confiou nesse grupo para manter o nosso sindicato no rumo das lutas, da resistência e da unidade nacional. É uma grande honra passar a presidência do Sindicato à companheira Tatiana, a quem desejo sucesso na sua gestão, estarei junto à diretoria para contribuir com esse trabalho coletivo, e levo dessa experiência muito aprendizado político e de vida. Não me arrependo de nada do que vivi até aqui, me arrependo apenas do que tive medo de viver. Muito obrigado a todos e todas”, ressaltou, emocionado, Gilmar Santos.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Bancários PA


Notícias Relacionadas