Notícias

home » notícias

5 de Maio de 2017 às 14:23

Sindicato recorre à Justiça contra corte de ponto na Caixa e no BB


Crédito: Guina Ferraz

Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília ingressou com ação na Justiça contra a Caixa e o Banco do Brasil para impedir o desconto do dia parado dos bancários que participaram da Greve Geral do dia 28 de Abril, quando milhões de trabalhadores em todo o país cruzaram os braços e foram às ruas dizer não às reformas trabalhista e da Previdência do governo ilegítimo de Temer. 

“A medida visa impedir prejuízos aos bancários que, inconformados com o duro ataque aos seus direitos, legitimamente aderiram à Greve Geral”, explica Marianna Coelho, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato e bancária do BB.

Antes de buscar a via judicial, com assessoria do escritório LBS Advogados, o Sindicato já havia solicitado esclarecimentos junto às instituições financeiras, já que a greve é um direito constitucional, garantido a todos os trabalhadores e qualquer tentativa de inviabilizar esse direito se traduz em prática antissindical.

Mas, segundo reclamações e relatos dos trabalhadores, esses bancos insistem em impor perdas aos bancários por meio do desconto da remuneração, num claro sinal de retaliação.

“Diante desse quadro, o Sindicato orienta os bancários a continuarem denunciando qualquer tipo de coação ou assédio que venha a acontecer com relação à greve, pois cabe a cada trabalhador decidir a oportunidade de exercer tal direito, bem como de definir os interesses a serem defendidos”, destaca a diretora do Sindicato e empregada da Fabiana Uehara.

Rosane Alves
Do seeb Brasília


Notícias Relacionadas