Notícias

home » notícias

2 de Maio de 2016 às 15:21

BRB: nova proposta de PLR do banco retrocede


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Brasília - Mais uma rodada de negociação com o BRB sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para 2016 foi realizada na sexta (29). Espantosamente, o banco apresentou nesta negociação um recuo e a perda de toda a discussão ocorrida até agora, que visava adotar um novo modelo de distribuição dos lucros e resultados, que corrigisse estruturalmente os problemas apresentados nos modelos anteriores.

O banco anunciou que sua nova proposta é a repetição do modelo adotado para o pagamento referente ao segundo semestre de 2015, ou seja, manter meta banco e meta unidade, com pagamento de uma parte linear e outra vinculada a metas.

Leia também: Aprovados no concurso interno para gerente se reúnem com BRB

Porém, o banco não confirmou se parte do montante não distribuído face ao não atingimento de meta seria redistribuído. Segundo a proposta, o percentual de distribuição também vai variar de acordo com a rentabilidade do banco, podendo ir de 15% a 20% do lucro líquido.

O Sindicato considera um retrocesso, pois estávamos avançando para um modelo que se assemelhasse ao que ocorre nos demais bancos, onde uma parte da PLR é fixa e uma parte é um percentual do salário.

Sindicato não abre mão da distribuição integral da PLR

Diante da nova postura do banco, o Sindicato deixou claro que não aceita um acordo em que parte do montante a ser distribuído possa ser apropriado pelo banco.

“Não abrimos mão da distribuição integral do percentual definido. Isto é o mínimo que deve ser assegurado em um acordo de PLR, qualquer que seja ele”, afirmou o secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Cristiano Severo, que também é bancário do BRB.

“A nova proposta do banco retrocede e mostra como esta diretoria não tem norte. Ao invés de corrigir distorções com um novo modelo, o banco insiste na volta ao passado”, observou o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira, bancário do BRB.

Reunião de delegados sindicais

“O Sindicato fará nova reunião de delegados sindicais para debater esta nova postura do banco, pois toda a discussão anterior foi ignorada pelo BRB, num claro sinal de desrespeito ao conjunto dos trabalhadores” finalizou a secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa, bancária do BRB.
A reunião com os delegados sindicais será posteriormente informada, porém deve ocorrer nesta semana.

Também participou da negociação o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno, que também é bancário do BRB.

SEEB /Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas