Notícias

home » notícias

3 de Maio de 2016 às 14:07

BRB: campanha de vacinação contra gripe HIN1 continuará


Brasília - Encerrou-se na sexta (29), a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe comum e H1N1 promovida pela Saúde BRB e o banco. Essa campanha, que a princípio estava prevista para se estender até dia 3 de maio, encerrou-se prematuramente em função da enorme procura pela vacina combinada com o número restrito de doses disponíveis.

Neste ano, ocorreram fatos que contribuíram para que isto ocorresse. Houve uma antecipação dos casos de H1N1 no país, que começaram a ocorrer em número elevado antes do inverno, período mais propício a esta patologia. A disseminação do vírus provocou uma intensa procura da vacina, o que causou um desabastecimento nos laboratórios produtores, visto que a procura foi maior que a oferta.

A Saúde BRB procurou em diversos fornecedores doses da vacina para adquirir e propiciar a vacinação de todos que poderiam procurá-la. Ocorre que, diante da demanda excessiva, a Saúde BRB conseguiu comprar somente 3 mil doses.

Considerando que no ano de 2015 houve uma procura abaixo de 3 mil doses, a Saúde BRB avaliou que estas seriam suficientes. Outro fato importante a se destacar refere-se ao preço do produto. Em 2015, cada dose foi adquirida por R$ 45,00, ao passo que neste ano o valor saltou para R$ 90,00, um aumento de 100%. E, mesmo assim, não foi possível adquirir mais do que as 3 mil doses.

Para ilustrar a intensa procura, somente no primeiro dia foram vacinadas mais de 700 pessoas, e no segundo dia, na região administrativa de Taguatinga, mais de 850 imunizações.
Diante do acontecido, a Saúde BRB não teve outra alternativa a não ser encurtar a campanha, pois não haveria doses suficientes para que ela prosseguisse até dia 3 de maio.

Mais doses

Porém, a Saúde BRB já contactou fornecedores, e tem a segurança de que até dia 15 de maio será possível adquirir mais unidades da vacina. Segundo a Saúde BRB, independentemente do preço a ser cobrado, as doses serão comprados para atender a todos que procurarem.

Tão logo estas novas doses sejam compradas, inicia-se nova fase de vacinação, o que ocorrerá ainda antes do inverno, período em que a infecção pelo vírus da gripe se intensifica.

“Importante salientar que todos os participantes e dependentes de nosso plano de saúde que procurarem a vacina serão atendidos. Ninguém deixará de tomá-la. O que houve foi um problema temporário em virtude da procura acima do esperado que será solucionado em breve”, afirmou Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato e Conselheiro da Saúde BRB.

SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas