Notícias

home » notícias

6 de Outubro de 2014 às 08:56

06/10/2014 - Bancários MT definem hoje (06) se terminam greve após banco apresentar proposta



Cuiabá MT - Bancários de Mato Grosso definem se aceitam ou não a proposta de Federação Nacional dos Bancos apresentada na 9ª rodada de negociação do último sábado (04) em São Paulo. A assembleia será às 18 hora em segunda convocação no auditório do Sindicato.

 

ᅠApós quatro dias de greve forte no Estado e em todo Brasil, os bancos apresentaram reajuste salarial de 8,5%, 9% no piso da categoria e 12,2% no vale-refeição. Houve proposta de contratação de dois mil bancários na Caixa.

 

A greve dos bancários teve início no dia 30 de setembro e paralisou em Mato Grosso mais de 220 agências. Os bancos incluirão também na Convenção Coletiva o compromisso de que "o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho". Trata-se de mais um passo no combate às metas abusivas, que tem provocado adoecimento e afastamento de bancários. Além disso, a cobrança de metas passará a ser proibida não somente por SMS, mas também por qualquer outro tipo de aparelho ou plataforma digital.

 

De acordo com o presidente do Sindicato, José Guerra, a orientação do Comando Nacional é pela aprovação, pois, houve avanço desde o início das negociações. “O Comando Nacional dos Bancários avalia a proposta da Fenaban de forma positiva. Nossa greve forte arrancou este novo índice de reajuste e também destacamos os avanços nos bancos públicos onde no Banco do Brasil e na Caixa Federal, os 9% de reajuste no piso vão impactar nas curvas dos planos de cargos e salários, sem falar em mais contratações na Caixa”, afirma o presidente.

 

Gestantes - As bancárias demitidas que comprovarem estar grávidas no período do aviso prévio serão readmitidas automaticamente; Casais homoafetivos - Os bancos irão divulgar a cláusula de extensão dos direitos aos casais homoafetivos, informando que a opção deve ser feita diretamente com a área de RH de cada banco, e não mais com o gestor imediato, para evitar constrangimentos e discriminações; Campanha sobre assédio sexual - Os bancos assumiram o compromisso de realizar uma campanha junto com os bancários para combater o assédio sexual no trabalho.

 

Contratações - Outro destaque é a proposta apresentada pela Caixa com a contração de mais 2 mil empregados, aplicação do índice de reajuste de 9% em toda tabela salarial e a extensão do vale-cultura.  

 
Fonte: SEEB/Mato Grosso - Marcela Brito

Notícias Relacionadas