Notícias

home » notícias

1 de Outubro de 2014 às 15:13

01/10/2014 - Repercussão na Imprensa: Greve dos Bancários paralisa agências em Rondonópolis


Greve paralisa agências bancárias em Rondonópolis; sindicato diz que aguarda negociação
 
Categoria pede 12,5% de reajuste e melhores condições de trabalho; até o momento banqueiros só acenaram com 7,35% de reposição 
 
Rondonópolis MT - A greve dos bancários deflagrada hoje (30) em todo o país paralisou as agências bancárias de Rondonópolis. Conforme o sindicato da categoria, a adesão no município é de 100% e não há previsão de retorno às atividades. A orientação é para que os clientes tentem fazer as operações bancárias utilizando os terminais de autoatendimento ou os serviços online, via computadores e smartphones.

A categoria reivindica 12,5% de aumento, mudanças na forma de distribuição da participação nos lucros dos bancos, contratação de mais funcionários e também investimento para melhorar a segurança nas agências. Até o momento os banqueiros ofereceram apenas 7,35% de reajuste salarial, o que foi recusado pela categoria.

"Não há nem como discutir a proposta apresentada por eles. Infelizmente os banqueiros têm obtido lucros recordes nos últimos anos, mas se recusam a melhorar os salários e as condições de trabalho", disse o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários na região Sul, Sebastião Tavares.

Conforme o sindicalista, as negociações são feitas pela direção nacional do sindicato em São Paulo e por enquanto estão suspensas. A categoria aguarda uma nova convocação, mas a expectativa é de que isso só ocorra na semana que vem.

"Não há como dizer quanto tempo essa greve vai durar. No ano passado foram 23 dias de paralisação, mas já tivemos campanhas salariais em que o acordo ocorreu de forma mais rápida. Tudo depende da disposição dos banqueiros para a negociação", disse Tavares.

O sindicalista explicou que a negociação é feita em conjunto, mas acredita que a solução poderia ser  mais rápida se o Governo Federal forçasse os bancos estatais(CEF, Banco do Brasil e Basa) a oferecer uma proposta mais razoável aos seus funcionários. "Isso poderia forçar os bancos privados a também negociarem. Mas, mesmo num ano eleitoral como este, o Governo tem deixado o assunto a cargo dos presidentes de cada banco estatal".

Mobilização 
O comando de greve em Rondonópolis está montado na Praça Brasil, próximo as principais agências bancᄀrias do município. Vários sindicalistas permanecem no local com cartazes e panfletos visando explicar à população os motivos da greve.

Conforme o SEEB/MT não há nenhum ato público programado, mas a mobilização na praça continuará  nos próximos dias sempre das 09 às 15 horas - mesmo horário em que os bancos funcionam normalmente. 
 
Fonte: Gazeta MT - Eduardo Ramos 

Notícias Relacionadas