Notícias

home » notícias

27 de Setembro de 2016 às 07:11

TV Globo censura vídeo do Sindicato de Brasília sobre a greve dos bancários


Crédito: Reprodução

Brasília - No último dia 22, foi veiculado pela Record e pelo SBT vídeo do Sindicato dos Bancários de Brasília com informações à população sobre a greve nacional dos bancários, que chega nesta segunda-feira (26) ao seu 21º dia.

A produção fala do real motivo pelo qual os bancários cruzaram os braços, ou seja, a ganância dos bancos, que cobram tarifas e juros altos e pressionam os bancários com metas abusivas, demissões em massa e desvalorização salarial.

A TV Globo também foi procurada pelo Sindicato, mas se recusou a divulgar o vídeo em sua programação, alegando que o conteúdo "expunha" a imagem das instituições financeiras privadas. Ou seja, praticou censura. 

Itaú e Bradesco figuram entre os principais patrocinadores da Rede Globo, sendo esse o motivo da censura da emissora às informações sobre a greve dos bancários. Tal atitude representa uma afronta à democracia e mostra que essa emissora, que é uma concessão pública, representa o interesse dessas empresas e omite ou distorce informações que representam o ponto de vista dos trabalhadores.

 

Democratização da mídia

Na luta por um país democrático em que todos tenham direito à informação e à comunicação de qualidade, o Sindicato integra o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação que, desde 1991, atua para ampliar a liberdade de expressão e o pleno acesso aos meios de comunicação, além de estimular a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira.

“A postura da emissora é uma total falta de respeito às lutas dos trabalhadores e reforça a importância de se debater a democracia nos veículos de comunicação”, afirma o secretário de Imprensa do Sindicato, Rafael Zanon.

 

Fonte: SEEB/Brasília - Da redação


Notícias Relacionadas