Notícias

home » notícias

17 de Novembro de 2017 às 06:04

Trabalhadores da EBC mantêm greve e agendam assembleia para sexta (17)


Como parte da agenda de mobilização da greve dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que já dura três dias, o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJPDF) programou para esta quinta (16) uma série de atividades que, entre outras ações, inclui debate com a categoria e reunião com a direção da empresa. Uma nova assembleia está agendada para sexta (17), a partir das 13h.

A paralisação, que teve inicio à 0h da terça (14), contrapõe-se a retrograda proposta da empresa sobre a Campanha Salarial de 2018, que impõe o congelamento de salários, corte de benefícios e retirada direitos.

As ações de mobilização começaram no inicio da manhã. Por volta das 6h, os trabalhadores realizaram piquetes em frente à sede da EBC, seguido de um café da manhã coletivo. Logo após, em uma roda de conversa, a categoria expôs os problemas da empresa e os diagnósticos dos setores. Para o período da tarde, estão agendadas oficinas e atividades culturais, além de mais uma rodada de negociação com os patrões.

De acordo com o coordenador-geral do SJPDF, Gésio Passos, o movimento segue firme e cerca de 70% dos empregados cruzaram os braços. Essa não é a primeira vez que a categoria recorre à greve para barrar os retrocessos impostos pela direção da EBC. Outros dois movimentos paredistas já foram realizados em 2013 e 2015.

“Nesse momento, é fundamental que os trabalhadores fortaleçam o movimento grevista e ampliem a mobilização. Precisamos pressionar a empresa para que apresente uma proposta concreta e real para os empregados. Não dá para admitir o desmonte da EBC e nem o desmonte da comunicação pública fomentada por esse governo”, disse.

Assédio
Assim como ocorreu em outros movimentos grevistas, a EBC voltou a assediar os funcionários por conta da paralisação. Vários editores que ganham gratificações foram notificados que, caso não retornassem aos postos de trabalho, perderiam a remuneração.

Entenda o que está em jogo
A data-base dos jornalistas e radialistas é 1º de novembro. Os trabalhadores reivindicam 4% de reajuste para repor a inflação do período e perdas acumuladas. Porém, após oito rodadas de negociação, a direção da EBC não aceita reajustar nenhuma das cláusulas econômicas e insiste em manter a proposta de reajuste zero. Além dos salários, benefícios como ajuda-alimentação, auxílio às pessoas com deficiência e outros ficariam sem aumento.

Fonte: CUT Brasília com informações do SJPDF


Notícias Relacionadas