Notícias

home » notícias

12 de Abril de 2018 às 18:05

Solidariedade internacional a Lula não para de crescer e atos ocorrem no mundo todo


Ato em Buenos Aires

A solidariedade internacional em defesa da democracia no Brasil e contra a prisão política do ex-presidente Lula, maior liderança popular viva da América Latina, não para de crescer. Atos de desagravo, cartas de apoio e declarações públicas de lideranças políticas e populares de todo o mundo estão somando esforços às mais diversas frentes de luta no Brasil em defesa de #LulaLivre.

Assim que o ex-presidente anunciou no último sábado (7), em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, que havia decidido cumprir a determinação judicial, atos contra a prisão política de Lula ocorreram em diversas partes do mundo.O secretário nacional de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa, explica que a Central já recebeu dezenas de manifestações de apoio por meio de vídeos, cartas e mensagens.

Segundo ele, está sendo organizado pela Confederação Sindical Internacional (CSI), presidida pelo professor e ex-presidente da CUT, João Felício, um dia global de luta pela liberdade de Lula em 23 de abril.

“Além dos atos que já estão ocorrendo, teremos, no dia 23, uma mobilização organizada em todas as embaixadas do Brasil do mundo inteiro”, explica Lisboa. Segundo a secretaria de Relações Internacionais do PT, até agora, já foram recebidos apoios oficiais de 21 países e nove organismos internacionais. O levantamento feito pela secretaria também mostra tudo o que saiu na imprensa estrangeira sobre o a prisão política de Lula e os diversos atos que já ocorreram e irão ocorrer em diversos países. 

Veja o resgate dos atos que ocorreram no mundo todo em defesa de Lula:

ARGENTINA

Em Buenos Aires, na Argentina, milhares de manifestantes ocuparam as ruas, em frente à Embaixada do Brasil, numa demonstração emocionante de solidariedade ao ex-presidente Lula e a atual situação política do país. #LulaLivre

 

Reprodução

 

URUGUAI

Em Montevidéu, Uruguai, também aconteceu um grande ato por #LulaLivre na noite do dia 11/04.#LulaLivre

Reprodução

ESTADOS UNIDOS

Nos Estados Unidos, no Consulado do Brasil em Washington-DC, também aconteceram protestos contra o golpe, em defesa da Democracia e da liberdade ao ex-presidente Lula.

Reprodução

REINO UNIDO

Em frente à Embaixada Brasileira de Londres, coletivo se reúne para pedir liberdade para Lula. #LulaLivre

Reprodução

 Fernando Lameu

MÉXICO

Manifestações na Cidade do México pediram por #LulaLivre e denuncaram a decisão poítica do juiz Sergio Moro, a quem os manifestantes chamaram de golpista.

ReproduçãoREPRODUÇÃOReprodução

PORTUGAL

Solidariedade ao povo brasileiro #LulaLivre #LulaInocente , em frente à Embaixada do Brasil, Lisboa, Portugal.

Reprodução 

UNIÃO EUROPEIA - BRUXELAS

A CUT, representada pelo Secretário de Relações Internacionais, Antonio Lisboa, participou de ato pela liberdade de Lula em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. Estiveram presentes sindicalistas de vários países, ativistas, militantes e parlamentares europeus, brasileiros - Deputado Federal Arlindo Chinaglia PT/SP - e do Mercosul.

Reprodução

Antonio Lisboa, secretário de Relações Internacionais, também participou de ato na Embaixada do Brasil em Bruxelas em defesa de Lula e da democracia no Brasil.

CHILE

Em Santiago, no Chile, a CUT Chile e outras organizações, organizaram um ato de solidariedade ao ex-presidente Lula em frente à Embaixada do Brasil.

 Reprodução

PANAMÁ

Na embaixada do Brasil no Panamá também aconteceu manifestação em defesa do ex-presidente Lula.

Reprodução 

ÁFRICA

Mais de 60 sindicalistas de 25 países da África Subsariana declararam apoio ao ex-presidente Lula #liberélula #lulalivre



EQUADOR

Em Quito, no Equador, #LulaLibre era a palavra de ordem dos milhares de manifestantes que ocuparam a frente da Embaixada do Brasil contra a prisão política do ex-presidente Lula.


ESPANHA

Em Barcelona, na Espanha, também teve ato contra a prisão política de Lula. "Olê, olê, olê, olá... Lula, Lula" cantavam os manifestantes na praça. Nesta quarta-feira (11), está marcado um ato-recepção da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff. Ela está na Espanha para denunciar o avanço do golpe no Brasil com a prisão política.

 

Em Madrid, também na Espanha, manifestantes, em frente à Embaixada do Brasil, também denunciaram a condenação e prisão política de Lula.

Reprodução

 

FRANÇA

Na Praça da República, em Paris, manifestantes também foram para as ruas no último domingo (8). Eles se reuniram em um simbólico e representativo em defesa de #LulaLivre.

Reprodução

 

ITÁLIA

Em Roma, na capital da Itália, brasileiros e italianos se manifestaram em frente à Embaixada do Brasil contra a prisão política de Lula e pelo direito do ex-presidente participar das eleições deste ano. #EleiçãoSemLulaÉFraude

Reprodução
Na manhã desta quarta-feira (11), também na Itália, manifestantes se concentraram na Piazza del Popolo, em Ravena, para pedir #LulaLivre e denunciar a prisão política da maior liderança popular do país.

Reprodução

 

HOLANDA

Em Amsterdã, na Holanda, os manifestantes se concentraram na Praça Paleisstraat para exigir #LulaLivre. Nesta quarta-feira (11), também tem ato previsto em Haia.

Reprodução

 

PERU

Em Lima, no Peru, durante abertura da Cúpula dos Povos, que acontece paralelo à Cúpula das Américas da OEA, a prisão política do Lula foi denunciada. 

ReproduçãoREPRODUÇÃOReprodução 

 

Fonte: CUT Nacional


Notícias Relacionadas