Notícias

home » notícias

11 de Janeiro de 2019 às 06:22

Sindicato realiza caravanas em Castanhal, Santa Izabel e Abaetetuba


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - Como diz a máxima popular: “na luta do povo, ninguém se cansa”. E como o lema de resistência dos trabalhadores e trabalhadoras para 2019 é “ninguém solta a mão de ninguém”, o Sindicato dos Bancários do Pará segue incansavelmente seus roteiros de viagem pelo estado para conversar, mobilizar e aproximar a categoria com a entidade sindical para as lutas que serão enfrentadas nesse ano. Nessa semana o Sindicato viajou pelo nordeste paraense, mais precisamente nos municípios de Castanhal, Santa Izabel e Abaetetuba.

Castanhal e Santa Izabel

Agência Caixa Santa Izabel

Essa Caravana teve início no dia 8 de janeiro. Os primeiros pontos de parada foram em Santa Izabel e Castanhal. Nas visitas aos bancos, as dirigentes Rosalina Amorim, Tatiana Oliveira e Érica Fabíola, junto com o diretor da Fetec-CUT Centro Norte Márcio Saldanha observaram que nas agências da Caixa, em abas as cidades, foram tratados temas como a importância do fortalecimento do sindicato e a necessidade da luta em defesa dos bancos públicos diante das declarações privatistas do governo Bolsonaro.

Já nas agências do Banco do Brasil, Bradesco e Banpará de Santa Isabel estavam todas lotadas por conta do feriado no dia anterior. Os principais debates feitos com os bancários e bancárias nessas unidades foram sobre assédio moral, defesa dos bancos públicos e dos direitos dos trabalhadores.

Outra equipe dessa caravana foi composta pelo presidente do Sindicato, Gilmar Santos e o diretor Saulo Araújo. Eles visitaram todas as agências do Bradesco e Banco do Brasil em Castanhal, com boa receptividade da categoria aos dirigentes sindicais, que entregaram calendários 2019 aos associados e informativos. Nas visitas eles também realizaram atualizações cadastrais, novas sindicalizações e algumas reuniões nos locais de trabalho.

“Observamos que as agências visitadas, do ponto de vista da estrutura, estão muito bem. Porém, a quantidade de funcionários é insuficiente, principalmente nas agências do Banco do Brasil e Bradesco localizadas na Avenida Presidente Vargas (BR 316). Não recebemos nenhuma reclamação individual dos colegas. Nas agências da Avenida Rio Branco conseguimos reunir com os colegas, pois chegamos antes da abertura das mesmas e fizemos o debate da conjuntura atual, com resgate das conquistas na Campanha Nacional de 2018 e ênfase na Campanha Nacional em defesa dos Bancos Públicos”, relata o presidente Gilmar Santos.

A terceira equipe dessa caravana foi composta pelas dirigentes Vera Paoloni, Suzana Gaia, Eliana Lima, Heládia Carvalho e Sérgio Trindade. Esse grupo fez visitas ao Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco e Itaú de Castanhal. Dentre as principais observações feitas nos locais visitados destaque para a grande demanda de clientes em busca de empréstimos para compra de produtos escolares nesse período de “volta às aulas”, em todas as agências visitadas, principalmente na agência do Banpará. No Itaú, a principal observação foi a superlotação da agência, com poucos funcionários no atendimento.

Abaetetuba

Agência Caixa Abaetetuba

Nessa quinta-feira (10) a caravana bancária foi até a cidade de Abaetetuba. A equipe de viagem foi composta por Rosalina Amorim, Saulo Araújo, Suzana Gaia, Sergio Trindade e Heládia Carvalho.

No Banco da Amazônia, o grupo destacou a boa receptividade na visita e o excelente clima organizacional. Porém, muito trabalho com poucos funcionários na unidade, além de observarem problemas no ponto eletrônico.

Banpará Abaetetuba

No Banpará, Banco do Brasil e Caixa houve debate sobre diversos temas, com destaque para a defesa dos bancos públicos e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

No Bradesco, destaque para a melhoria do atendimento após a reforma pela qual passou a agência. E no Itaú, poucos funcionários para atender um grande fluxo de clientes.

Na semana que vem teremos novas caravanas. Aguardem novas notícias.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas