Notícias

home » notícias

13 de Março de 2018 às 07:59

Sindicato realiza 9º COBAN nos dias 24 e 25 em Ji-paraná RO


Porto Velho RO - Os preparativos para o 9º Congresso dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (Coban), que vai acontecer nos dias 24 e 25 de março, no Maximus Hotel, em Ji-Paraná, já estão praticamente concluídos, com a programação do evento - com os palestrantes - já foi definida, e a eleição dos delegados dos bancos públicos e privados, e das cooperativas de crédito dos sistemas Credisis e Sicoob, está em fase conclusiva. A expectativa é reunir mais de 100 participantes.

Temas como assédio moral, defesa do emprego, saúde, segurança, igualdade de oportunidade, contratação de funcionários e qualidade do ambiente de trabalho, terceirização, nova lei trabalhista e questões relacionadas às ações jurídicas do Sindicato serão amplamente debatidos, o que permitirá a elaboração da pauta de reivindicação de ambos segmentos do ramo financeiro.

O Congresso também servirá para a diretoria do SEEB-RO apresentar um balanço das atividades da entidade sindical nos últimos quatro anos e, consequentemente, o plano de ação para o próximo quadriênio.

Realizado a cada quatro anos, o Coban também vai servir para os trabalhadores do ramo financeiro (bancários e funcionários das cooperativas de crédito dos sistemas Sicoob e Credisis) debaterem e implementarem suas pautas de reivindicações que serão discutidas nas mesas de negociação com o ramo patronal.

Os bancários, em especial, terão que discutir com afinco a questão dos direitos assegurados até o dia 31 de agosto de 2018, quando se encerra o acordo bianual firmado com os 31 dias de greve da Campanha Nacional em 2016.

“Temos que estar com uma pauta de reivindicações pronta que nos permita lutar para assegurar, principalmente, os direitos já conquistados em tantos anos de luta, pois com essa nova lei trabalhista que foi aprovada apenas para atender o setor patronal, a nossa categoria terá um enfrentamento ainda mais árduo e sem precedentes. Por isso é importante a participação de todos neste debate que vai ser o pontapé inicial para a nossa campanha em 2018, e, consequentemente, o passo inicial para decidirmos o nosso futuro”, descreve José Pinheiro, presidente do Sindicato.

O primeiro dia do evento contará com as palestras sobre Análise de Conjuntura Nacional, com o renomado líder sindical Miguel Pereira (diretor executivo da Contraf-CUT), sobre leis e direitos trabalhistas, com o advogado Felippe Roberto Pestana (do Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados, que responde pela assessoria jurídica ao Sindicato) e com a diretora executiva da Contraf-CUT Deise Recoaro, sobre os possíveis rumos do sindicalismo, com base no conceito de movimento social e experiências internacionais.

Na parte da tarde os bancários e cooperativários se reúnem em grupos por segmento.

No domingo o congresso será encerrado com a plenária geral, onde serão apresentados e debatidos os relatórios dos grupos e apresentados e votados pontos do estatuto e regimento interno do sindicato.

Fonte: SEEB-Rondônia

Notícias Relacionadas