Notícias

home » notícias

27 de Junho de 2016 às 06:00

Sindicato promove curso de formação sindical em Ji-Paraná

Militante é um pedagogo, é um educador em trabalho permanente de construção da consciência de classe, afirma Helder Molina


Crédito: SEEB/RO

Ji-Paraná RO - Em mais uma performance que rendeu elogios e aplausos de dirigentes sindicais e bancários de bancos públicos e privados, o renomado professor, mestre e historiador Helder Molina enriqueceu a ampliação de conhecimentos e a elevação da consciência de classe no Curso de Formação Sindical promovido pelo Sindicato na sexta-feira, 24/6, no Máximus Hotel, em Ji-Paraná.

Ao iniciar sua apresentação, o doutor em Políticas Públicas e Formação Humana fez uma ampla análise da conjuntura política, econômica e social, que na atualidade é composta por um cenário de dificuldades e de ameaças aos movimentos sociais e conquistas trabalhistas.

“Apesar de todo o cenário de trevas, de um túnel sem saída que se apresenta, vejo coisas boas, como a juventude que voltou a ir para as ruas. Pessoas com 16, 17 e 18 anos ocupando os espaços que até recentemente eram ocupados pelos chamados ‘verde-amarelos’ que quebravam as nossas bandeiras, afirmou Molina.

Em seguida o professor falou da importância do papel do Sindicato e a constante luta em promover e conquistar a consciência de trabalhadores que hoje estão alienados, fora da realidade por que passa a própria categoria bancária.

“Nas agências discutimos com o bancário alienado, que só fala em cerveja e outras coisas alheias ao trabalho. Essas pessoas nunca vão saber que aquilo que os bancos dizem que foram eles (os bancos) que deram para os bancários, são benefícios e garantias que foram conquistados pelos bancários, pelos sindicatos, por meio de muita luta, suor e lágrimas. Eles desconhecem a história de luta dos bancários. Temos que saber que a cabeça do ser humano é disputada, numa disputa ideológica, uma disputa de consciência, e sabemos que o militante, aquele que realmente sai para lutar, que sofre agressões físicas e verbais, que está embaixo de sol e chuva lutando por direitos de todos, ele é um pedagogo, é um educador num trabalho permanente de construção de consciência de classe. E é por isso que os sindicatos criam esta oportunidade permanente de aprendizado nos cursos para formar os delegados sindicais”, menciona o historiador, acrescentando que a consciência que temos é produto das relações sociais que estabelecemos com o tempo. “Ninguém constrói essa consciência sozinho, ou apenas lendo grandes obras de grandes anarquistas e esquerdistas, mas sim por meio da experiência prática. “Por isso temos que ter e levar adiante a consciência de que ou luta ou não se conquista”.

 

O CURSO

“Foi muito gostoso”. Esta foi a frase usada pelo historiador para definir o Curso de Formação Sindical 2016. Para Helder, essa foi a oportunidade de fortalecer o sentimento de importância da formação, pois é um elemento essencial para a organização política e para a conscientização de classe e não só dos dirigentes, mas dos militantes da base que constroem o Sindicato nos locais de trabalho.

“Só a luta conquista direitos e os direitos são processos coletivos e fundamentais na vida dos trabalhadores e do Sindicato”, concluiu Molina.

Para Cleiton dos Santos, diretor de Formação Sindical e Política do SEEB-RO, o curso serviu principalmente para fortalecer a ideia de que os bancários tem que ter consciência de classe, saber o que querem, a qual categoria pertencem e o que querem.

“O fato de estarmos aqui ou em qualquer outro lugar e evento, usufruindo de excelentes estruturas, não quer dizer eu não há sacrifícios, pois os que aqui estão sacrificaram a oportunidade de estar em casa, curtindo um descanso, ao lado de familiares ou amigos. Isso é fazer a mobilização, a construção da coletividade, que dói, que dá trabalho, mas o resultado é magnífico, vale muito a pena”, disse o dirigente.

Fonte: SEEB/Rondônia


Notícias Relacionadas