Notícias

home » notícias

5 de Novembro de 2019 às 07:57

Sindicato participa de reunião na agência Banrisul para discutir a PEC 280


Crédito: Divulgação

Brasília - O Sindicato participou de reunião na agência Banrisul em Brasília, nesta quarta-feira (30), com a presença do diretor da Fetrafi-RS e funcionário do banco Sérgio Hoff, para tratar de assuntos relacionados à defesa da instituição e sobre a PEC 280. “Os bancários estão engajados nessa luta conosco”, disse Sérgio.

“A agência Banrisul de Brasília é uma das poucas que ainda resistem fora da Região Sul, pois há muitos gaúchos correntistas residentes na capital do país”, ressalta o diretor do Sindicato Paulo Frazão, que esteve na reunião acompanhado das diretoras Talita Regia, Vanessa Sobreira e Fabiana Uehara, que representou o presidente da entidade, Kleytton Morais.

Segundo o dirigente sindical, os funcionários da agência apoiam o calendário de lutas em defesa da soberania e das empresas públicas promovido pela Fetrafi-RS e outras entidades.

Exigência de plebiscito

A PEC 280 visa acabar com a exigência de plebiscito popular para decidir sobre a venda do Banrisul e de outras duas empresas públicas, Corsan e Procergs. De autoria do deputado Sérgio Turra (PP-RS), a PEC foi apresentada no dia 10 de setembro, já com a assinatura de 24 parlamentares.

A obrigatoriedade do plebiscito para a venda do Banrisul foi conquistada em 2002, através de uma emenda popular que passou pela aprovação de 2/3 das câmaras de vereadores do Rio Grande do Sul.

O objetivo dos banrisulenses é pressionar os deputados a descartarem a PEC, uma vez que, além de revogar um direito legítimo da população e conquistado pelos bancários, tem vício de origem, já que deveria ter sido apresentada pelo Executivo e não pelo Legislativo.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas