Notícias

home » notícias

14 de Maio de 2018 às 08:09

Sindicato para agência do BB em protesto contra descomissionamentos arbitrários


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - A agência empresarial 516 sul do Banco do Brasil foi alvo de manifestação do Sindicato nesta sexta-feira (11) em protesto contra os descomissionamentos arbitrários que ocorreram nos últimos dias, causando apreensão entre os funcionários.

“Foram quatro bancários que perderam a função em situações em que o banco atropelou o acordo coletivo, desrespeitando os direitos dos bancários", denuncia o diretor do Sindicato, Rafael Zanon, presente no ato.

"O mais grave é que, nos descomissionamentos, foram consideradas somente as avaliações atribuídas pelas fontes superiores, que são os gestores, desvirtuando o modelo que é concebido por múltiplas fontes e que tem por princípios a participação ativa e efetiva de todos os funcionários no processo e o desenvolvimento profissional de cada um”, protesta Kleytton Moraes, diretor do Sindicato e funcionário do BB, que participou do protesto.

O acordo específico do BB, assinado entre a direção e os empregados em outubro de 2016, é claro em sua cláusula 45ª quando diz que, para o descomissionamento, deverão ser observados três ciclos avaliatórios insatisfatórios consecutivos.

A cláusula vincula-se ao modelo da avaliação de desempenho da empresa, que prevê a avalição de competências por múltiplas fontes (superior, autoavaliação, pares e subordinados), às quais eram atribuídos o mesmo peso para se obter a média final da pontuação das competências avaliadas.

A norma também ampara-se na média final da avaliação ao longo de três ciclos avaliativos, de forma a conceder tempo e oportunidade ao avaliado de desenvolver as competências que tenham sido avaliadas abaixo do desempenho esperado pelo banco.

Para que isso ocorra, o funcionário deve participar de um plano de desenvolvimento de competências orientado pelo seu “gerente desenvolvedor”, de quem também é esperado pela norma do banco, IN 374-1, comunicar o fato à área de Gestão de Pessoas e solicitar assessoria, na hipótese de se repetir o desempenho insatisfatório por dois ciclos consecutivos.

O Sindicato dos Bancários de Brasília, além do protesto, encaminhou ao BB solicitação de anulação dos descomissionamentos por estarem em descumprimento ao acordo coletivo.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas