Notícias

home » notícias

21 de Agosto de 2019 às 08:18

Sindicato orienta bancários a pressionar os senadores a votarem contra a MP 881

Entre as medidas estão: liberação do trabalho aos domingos para todas as categorias, regras que praticamente acabam com pagamento de hora extra e ainda proibição do Estado de fiscalizar empresas de baixo risco


Crédito: Divulgação

Brasília - A Medida Provisória 881, que teve o texto base aprovado semana passada, na Câmara dos Deputados, está na Ordem do Dia do Plenário do Senado nesta terça-feira (20). A orientação do Sindicato é de que os bancários e bancárias pressionem os parlamentares a votarem contra o projeto que permite a abertura dos bancos no fim de semana.

> Confira os 4 itens da MP 881 que mais prejudicam os trabalhadores

A MP, além de retirar direitos dos trabalhadores, tem pontos que precarizam as condições de trabalho no país. Entre eles, o registro de jornada por exceção, o que significa praticamente impedir o controle da jornada e o recebimento de horas extras. Também há a possibilidade de alguns trabalhadores deixarem de ser protegidos pelos direitos previstos na CLT e a fragilização das condições do trabalhador rural. O projeto perderá a validade em 27 de agosto caso não seja votado.

O senador Paulo Paim (PT-RS) explica que no campo, a MP permite, em período de safra, o trabalho aos sábados, domingos e feriados, sem a folga correspondente ao longo da semana. Ele avalia que, se essa medida virar lei, o trabalhador rural passará a atuar em situação análoga à escravidão, submetido a uma jornada exaustiva e sem limites.

A seguir, a lista dos senadores do DF e seus respectivos contatos:

LEILA PSB (61)3303-6427 [email protected]
REGUFE S/Partido (61)3303-6355 [email protected]
IZALCI PSDB (61)3303-6049 [email protected]

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas