Notícias

home » notícias

27 de Março de 2020 às 09:55

Sindicato monitora medidas de prevenção ao coronavírus em visitas às agências


Nesta quinta-feira (26), os diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região (SEEBCG-MS) visitaram agências bancárias da região central de Campo Grande, com o objetivo de monitorar a aplicação das medidas de prevenção ao coronavírus.

As agências bancárias estão fechadas na capital por conta do decreto municipal que suspendeu o atendimento presencial ao público, após pedido do sindicato para evitar a disseminação da doença. Contudo, atividades internas (como processamento de depósitos) e serviços essenciais (como caixa eletrônico) estão mantidos.

Respeitando a distância mínima recomendada pelo Ministério da Saúde, os dirigentes sindicais conversaram com os bancários e verificaram a disponibilidade dos itens de proteção e combate ao vírus, como álcool em gel, luva e máscara.

 

De acordo com a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, a maioria das agências está cumprindo as medidas de prevenção reivindicadas pelo sindicato e pelo Comando Nacional.

“Ainda há poucas situações em que o bancário vai até a área de autoatendimento sem os devidos equipamentos de proteção. Em alguns casos, são os próprios funcionários que descuidam, em outros, os bancos estão tendo dificuldade de encontrar esses itens para comprar. Em ambas situações, reforçamos a importância da prevenção e de uma solução rápida”, explicou a presidente do sindicato.

Também foi constatado que ainda tem bancos cobrando metas e que algumas agências não adotaram o contingente mínimo de bancários, o que contraria as reivindicações do movimento sindical. Essas situações serão reportadas ao comitê de crise, que foi criado pelo Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para debater as medidas de prevenção e demandas dos trabalhadores durante a pandemia do coronavírus.

Ainda durante as visitas, os dirigentes sindicais conversaram com os clientes que utilizam os caixas eletrônicos, reforçando as orientações de ir ao banco somente em casos de urgência e os serviços disponíveis nos canais digitais.

 

Denúncias

O sindicato permanece à disposição de toda a categoria para receber denúncias de não cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus ou esclarecer dúvidas dos bancários. O atendimento presencial está suspenso desde segunda-feira (23), mas os trabalhadores podem fazer contato por telefone.

"O bancário que tiver alguma denúncia pode procurar os diretores do sindicato em qualquer dos telefones que disponibilizamos. Estamos monitorando a situação nas agências para preservar a saúde dos trabalhadores e também da população”, reforçou Neide Rodrigues.

 Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG


Notícias Relacionadas