Notícias

home » notícias

7 de Dezembro de 2018 às 06:37

Sindicato lançará dia 18 volume 2 do livro que resgata história da entidade


Crédito: Reprodução

Brasília - O Sindicato tem a satisfação de convidar os bancários e bancárias do DF para o lançamento do volume 2 do livro “Sindicato dos Bancários de Brasília – uma história”. A obra, que será lançada na terça-feira 18 remonta à vitória do Movimento Bancário de Renovação Sindical (MBRS), contando a história do Sindicato nas gestões de 1980 até 1992, quando Augusto Carvalho, José Sampaio e Paulo Borges presidiram o Sindicato. 

Em nome da democracia, em 1980 os bancários do MBRS retomaram a resistência à opressão, que enfrentou as práticas assistencialistas, autoritárias e excludentes do representante eleito em colégio eleitoral restrito e controlado, no tempo em que a cidade renascia com a luta da Comissão de Anistia, cujas ações se desdobraram em prol da representação política no DF. Seguidores de partidos diferentes conseguiram unificar posições em muitas questões e formaram uma chapa vitoriosa, principalmente nos temas políticos mais gerais, como a luta pela redemocratização do país, e na ação sindical contra os bancos e em defesa dos bancários. Foi isso, aliás, que unificou as duas correntes no MBRS.

O evento está marcado para as 19h30, na sede da entidade, e contará com a presença de dirigentes e militantes sindicais. Na ocasião, será feita uma homenagem ao bancário Aluízio Palhano, morto pela ditadura e que teve os restos mortais identificados somente agora.

O volume 2 do livro faz parte da coletânea de três volumes que relatam os anos de luta da entidade, desde o surgimento da Associação que deu origem ao Sindicato, em 1960, até os dias atuais, passando por momentos críticos como o regime militar e seus desdobramentos no movimento sindical bancário.

A obra é baseada no trabalho de pesquisa de uma equipe de profissionais da Universidade de Brasília (UnB). 



Joanna Alves

Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas