Notícias

home » notícias

15 de Agosto de 2020 às 09:22

Sindicato entrega pauta de reivindicações dos bancários ao BRB e já garante prorrogação do ACT


O Sindicato se reuniu com a direção do BRB nesta quinta-feira (13), virtualmente, para a entrega da pauta de reivindicações dos funcionários da Campanha Nacional 2020. Foi entregue a minuta específica, aditiva à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Participaram do evento o presidente do Sindicato, Kleytton Morais; os diretores Ronaldo Lustosa, Alexandre Assis, Daniel Oliveira, Alfredo Nuncio; e Samantha Sousa, pela Fetec-CUT/CN. Representando o BRB estavam o presidente, Paulo Henrique Costa, a diretora de Gestão de Pessoas, Cristiane Maria Lima, e o assessor da presidência, Dannyel Lopes de Assis.

A pauta específica dos bancários do BRB foi aprovada em assembleia no dia 5, após um longo debate durante o Seminário de Delegados Sindicais do banco, realizado virtualmente, que contou com a participação de 50 trabalhadores, incluindo dirigentes do Sindicato e da Fetec Centro Norte (Fetec-CUT/CN). A proposta de pauta teve como referência as discussões ocorridas no Congresso Distrital dos Bancários do DF e Entorno e contemplou também sugestões encaminhadas por funcionários do BRB pelo site do Sindicato.

A proposta de minuta de reivindicações específicas dos funcionários do BRB contempla, entre outras questões, as seguintes prioridades:

• Prorrogação do ACT 2018/2020 por 2 anos; • Índice de reajuste que for acordado em mesa de negociação com a Fenaban, com reflexo em todas as verbas; • Implantação de teletrabalho (home office) somente após negociação prévia com o Sindicato; • Manutenção da cláusula de incorporação de função; • Compromisso de convocação de novos empregados; • Mesa permanente específica sobre igualdade de raça e gênero; • Flexibilização do horário de almoço.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, destacou a importância do diálogo sobre as parcerias do BRB, sustentabilidade do plano de saúde e contratações de novos funcionários, além do ACT para o conjunto dos trabalhadores.

O diálogo trouxe frutos imediatos com o banco, que se comprometeu a:

— Prorrogar o ACT por 2 anos
— Estabelecer comissão para discussão de raça e gênero
— Estabelecer comissão para discussão do teletrabalho (home office)
— Contratação das vagas previstas no edital ainda em 2020
— Avaliação trimestral (a cada resultado) do cenário para avaliar a possibilidade de chamamento de novos empregados
— Dialogar sobre a sustentabilidade das estratégias comerciais.

“Importante passo na construção da relação capital x trabalho, com abertura da gestão do banco para o diálogo, coisa que não havia na gestão passada, mostrando que o sindicalismo responsável, combativo e inteligente é o caminho para construções que assegurem os direitos dos trabalhadores, e tragam avanços importantes para o dia a dia da bancária e do bancário do BRB”, pondera Kleytton Morais.

Além de reafirmar a importante posição do banco em prorrogar o ACT por 2 anos, com as falas e argumentações de todos os diretores presentes, o presidente do BRB informou que a instituição se compromete a:

— Reorganizar processos que facilitarão o desempenho tanto nas agências quanto na DG – Direção Geral
— Reforma nas agências com diálogo com o Sindicato em mesa
— Compromisso com o BRB público
— Disposição para receber qualquer ponto para o diálogo
— Sobre os processos seletivos, Paulo Henrique reafirmou o esforço do banco na solução dos problemas encontrados.

Para o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa, que coordena a mesa de negociação, “foi um encontro importante, pois, além de ser tradição no BRB, a entrega da minuta ao presidente do banco é também um gesto de fortalecimento do diálogo, que não podemos perder por causa da pandemia. Por este motivo, insisti junto ao banco e aos demais diretores para que fosse realizado o evento, que foi positivo além do esperado”.

Da Redação


Notícias Relacionadas