Notícias

home » notícias

18 de Outubro de 2019 às 13:33

Sindicato dos Bancários de Dourados-MS completa 40 anos

Uma História de lutas, resistência e conquistas


Dourados MS  - O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramos Financeiro de Dourados e Região completa, neste dia 20 de Outubro de 2019, 40 anos de lutas, resistência e conquistas para a categoria e trabalhadores em geral.

A Entidade foi construída no enfrentamento da Ditadura Militar no Brasil que durou 21 anos, período este sem liberdade de organização e expressão. Os sindicatos eram invadidos, passavam por intervenções e suas diretorias eram perseguidas, os trabalhadores eram presos, torturados e até assassinados.

Foi nesse contexto que, em 07 junho de 1979, um grupo de bancários e bancárias criaram a Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados, concretizada no dia 14 de julho de 1979 em assembléia geral extraordinária com a entrega do Certificado de Registro da Associação.

Quatro meses após a criação da associação, em 20 de outubro de 1979, com presença de 255 bancários aconteceu a assembléia geral extraordinária que transformou a entidade em Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Dourados.

A história nos ensina que para o povo trabalhador ter seus direitos garantidos, só a luta persistente e a sólida organização produzem conquistas e, desde a sua fundação como Sindicato dos Bancários de Dourados, o conjunto das diretorias e seus trabalhadores dialogam com os grandes temas locais, regionais e nacionais, tendo como eixo a luta dos trabalhadores e a sua organização na sociedade.

Foram inúmeras as conquistas nestes 40 anos, a partir de instrumentos próprios de organização como assembleias, congressos, atos públicos, grandes passeatas e greves, das quais destacamos a jornada de 6 horas semanais, auxílio-creche, fim do trabalho aos sábados, vales refeição e alimentação, PLR, 13ª cesta-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, ampliação da licença-paternidade para 20 dias, igualdade de direitos para casais homoafetivos, instrumento de combate ao assédio moral, entre inúmeras outras.

Essa memória coletiva precisa ser lembrada, pois sabemos que o ato de resgatar a história potencializa as ações construindo pontes e fortalecendo as relações que aproximam as pessoas da luta coletiva, sobretudo em momentos de ataques as conquistas da categoria, dos trabalhadores em geral e da exclusão de políticas públicas, como estamos vivenciando neste momento.

O Sindicato sempre se manteve atuante no cenário político, econômico e social. A entidade mantém posição contrária as Reformas Trabalhista e da Previdência, que prejudica o conjunto dos trabalhadores, especialmente os mais pobres. Defendemos o fortalecimento dos bancos públicos como forma de manter os investimentos, em saúde, educação, agricultura familiar e na infraestrutura do país, voltada a geração de empregos e distribuição de renda para seus trabalhadores, que é quem efetivamente produz a riqueza do país.

Fonte: SEEB/Dourados MS 


Notícias Relacionadas