Notícias

home » notícias

25 de Agosto de 2016 às 10:28

Sindicato celebra Dia do Bancário com Café da manhã


Crédito: SEEB/AC
Funcionários do extinto Banco do Estado do Acre (Banacre) lutando por melhores salários na década de 1990
Rio Branco AC - O Sindicato dos Bancários do Acre oferece nesta sexta-feira dia 26, o café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário. A data alusiva ao dia nacional da categoria é dia 28, mas as comemorações foram antecipadas pelo fato da data cair justamente num domingo. O local do evento será o salão de festa do Hotel Pinheiro, à partir das 06h30m da manhã.

Na ocasião, também serão sorteados dois rodízios para casal (no Restaurante Inácio). Para participar, é necessário que os bancários preencham o convite do evento e entreguem no dia da comemoração.

O Presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, convida os bancários e fala da importância da comemoração da data. “O café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário é uma tradição mantida pelo Sindicato. Todos os anos têm esse momento de confraternização e descontração entre a categoria”, explica Batistela, lembrando que os convites começaram a ser entregues nesta quarta-feira (24).

A comemoração também será uma oportunidade de reforçar a Campanha Salarial 2016, que tem como slogan “Só a Luta te Garante”, onde a categoria reivindica reajuste salarial de 14,78%; garantia de emprego e ampliação das contratações; fim das metas abusivas e assédio moral; melhores medidas de segurança; manutenção dos direitos, combate à terceirização, entre outros.

 

Centenas de bancários participaram do Café da manhã em comemoração a data alusiva a categoria realizado no Pinheiro Palace Hotel em 2014. Foto/Danto Freitas

Origem do dia do bancário

Numa viagem na história, os estudos apontam que a origem do Dia do Bancário ocorreu na vitoriosa greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e durou 69 dias. “Os trabalhadores de São Paulo foram os únicos a manter as reivindicações e não aceitaram a proposta inicial dos bancos de 20%. Acabaram conquistando 31% de reajuste, além de colocar em xeque a lei de greve do governo Dutra e de lançar as bases para a fundação do Dieese.

Dieese – A greve de 1951 trouxe outras repercussões importantes, como a criação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), quatro anos mais tarde. Naquele mesmo ano, por pressão dos bancários, foram refeitos os cálculos da infração oficial do governo, inexplicavelmente, pulando de 15,4% para 30,7%.

No Acre, a história do movimento sindical bancário na década de 1980. Neste período, os bancos presentes no território acreano registraram mais de 2 mil bancários, hoje o setor emprega quase mil profissionais. No final dos anos 1990 o fechamento do Banco do Estado do Acre (BANACRE) contribuiu sensivelmente para o encolhimento da categoria no território acreano.

 

Fonte: SEEB/Acre - Manoel Façanha


Notícias Relacionadas