Notícias

home » notícias

15 de Julho de 2016 às 06:36

Sindicato ajuíza ação contra transferência dos funcionários do Basa


Crédito: Arquivo

Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília ajuizou ação contra o Banco da Amazônia (Basa), no dia 16 de junho, para impedir transferências arbitrárias dos funcionários devido ao fechamento da agência do Basa e da interrupção dos trabalhos da unidade de assessoria institucional e parlamentar em Brasília. 

Segundo o escritório jurídico do Sindicato, a ação se fundamenta no artigo 469 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que veda a realização de transferências compulsórias. O texto trata, ainda, dos possíveis impactos negativos desse procedimento na vida dos bancários, além do histórico de retaliações e ameaças que eles vivenciam há anos.  

“Estamos acompanhando o processo de fechamento da agência para que não aconteça qualquer transferência compulsória de bancários. Também estamos negociando com a diretoria do Basa a reabertura da assessoria parlamentar do banco para que os funcionários permaneçam em Brasília”, afirma o diretor do Sindicato Paulo Frazão. 

Próximos passos

A ação inaugural do processo (851-76.2016.5.10.0001), distribuído para a 1ª Vara do Trabalho de Brasília, já está marcada para o dia 6 de setembro.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas