Notícias

home » notícias

14 de Novembro de 2018 às 07:14

SERNEGRA 2018 tem início 18 de novembro e traz reflexão sobre o feminismo afrodescendente


Crédito: Reprodução
Brasília - No mês da consciência negra ─ comemorado em 20 de novembro ─ Brasília sediará a VII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (SERNEGRA). O evento, realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), acontece de 18 a 21 de novembro e contará com o apoio e a participação do Sindicato. 

Sob o tema “Descolonizar o feminismo”, a sétima edição do evento homenageará mulheres negras que entraram para a história por serem exemplo de luta contra o racismo e o patriarcado. Neste ano, a homenageada será a ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em 14 de março, no exercício do mandato.

Atividades diversas

No decorrer da semana, inúmeras atividades serão realizadas em locais distintos. A abertura do evento acontecerá no domingo (18), a partir das 18h30, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb), com exibição de filmes.

De segunda (19) a quarta (21), será realizada uma série de debates, no auditório do IFB. Dentre os temas discutidos estarão feminismo, saúde, sexualidade e tradições afrocentradas. O evento conta ainda com uma vasta programação cultural, que envolve oficinas, shows musicais, espetáculos de teatro e dança, desfile de moda, espaço infantil, rodas de conversa e feira de afroeconomia.  
 
O encerramento do evento, na quarta (21), acontecerá na Funarte, Eixo Monumental, e a organização disponibilizará transporte gratuito, saindo do campus Brasília, a partir das 19h30.
 
As inscrições para participar do SERNEGRA são gratuitas e podem ser feitas no  site do evento (www.sernegraifb.org) até 18 de novembro. Já as inscrições para as oficinas deverão ser realizadas um hora antes do início das atividades, também no site.
 
Confira a programação aqui: https://www.sernegraifb.org/por-dia.


Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação

Notícias Relacionadas