Notícias

home » notícias

11 de Julho de 2018 às 09:02

Saúde BRB mantém equilíbrio financeiro


Crédito: Reprodução

Enquanto os bancários participantes de outros planos de saúde de autogestão lidam com problemas de sustentação em seus planos (a exemplo da Cassi), a situação econômico-financeira do Plano A-1, dos empregados do BRB, segue estável, embora todo cuidado deva ser tomado para garantir esta estabilidade. Por iniciativa inclusive do Conselho Deliberativo da Saúde BRB, do qual o Sindicato dos Bancários faz parte, foi constituído um grupo de trabalho (GT) destinado a estudar e propor medidas para a manutenção da sustentabilidade da Saúde BRB no longo prazo. 

Visando a dar maiores informações aos bancários do BRB, participantes da Saúde BRB, o Sindicato conversou com a diretora Superintendente da Saúde BRB, Célia Denise Amaral, sobre assuntos relacionados ao plano.

Equilíbrio financeiro

“É preciso manter um controle rígido sobre as despesas assistenciais para preservar o seu equilíbrio financeiro”, alerta Célia Denise.

A gestora esclarece que estudos atuariais apontam a necessidade de manter-se esse controle com as despesas devido à desproporcionalidade entre o crescimento das receitas e das despesas assistenciais, que sofrem o impacto do custo saúde, que varia muito acima da inflação medida pelo IPCA, devido principalmente à atualização bienal do rol de procedimentos de cobertura obrigatória editado pela Agência Reguladora da Saúde Suplementar (ANS), e também pela incorporação habitual de novas tecnologias aos serviços de saúde.

“Deve-se ter em conta também, a importância do repasse mensal da Associação dos Empregados do BRB (AEBRB), de 25% das despesas assistenciais, que é fundamental para se manter o equilíbrio financeiro do plano, considerado o maior benefício dos funcionários do BRB”, acrescenta a diretora. 

Assistência integrada e contínua

A Clínica da Saúde, inaugurada em maio de 2014, tem foco na Atenção Primária à Saúde, que consiste na assistência de forma integrada e contínua. O objetivo é atuar desde a prevenção de riscos e a promoção à saúde, quando os beneficiários ainda estiverem saudáveis, até o momento em que necessitem de reabilitação contínua.

“A equipe do cuidado é interdisciplinar, e a porta de entrada é o médico de família, que conta com o apoio de diversos profissionais de saúde: médicos (clínico geral, endocrinologista, psiquiatra, cardiologista, geriatra, urologista, ginecologista e ortopedista), além de psicólogo, enfermeiro, nutricionista, assistente social e técnico de enfermagem. Juntos com o médico de família, os especialistas irão buscar as melhores soluções para a prevenção das doenças e o sucesso no tratamento”, destaca Célia Denise.

E complementa: “A atuação na prevenção de riscos, além de estimular o autocuidado, proporciona melhor qualidade de vida para os empregados do Grupo BRB e seus dependentes e favorece a sustentabilidade da operadora, na medida em que atua na redução da morbidade”. 

Participação de dirigentes sindicais nos órgãos colegiados

Dirigentes atuais e antigos do Sindicato dos Bancários de Brasília tiveram e têm papel importante no dia a dia da Saúde BRB. O Sindicato tem representantes nos conselhos deliberativo, fiscal e de beneficiários da Saúde BRB. Outras instituições como a AFABRB, AEBRB e Regius também compõem estes conselhos, responsáveis pela definição das políticas gerais do plano e ainda da fiscalização da aplicação dos recursos deste. A criação da Clínica de Saúde BRB, inaugurada em maio de 2014, foi uma iniciativa que partiu de uma ideia da AEBRB (ainda como BRB Clube), a qual contava em seu conselho deliberativo à época de diretores do Sindicato.

Foi a AEBRB que cedeu o espaço onde está instalada a Clínica, e a construção desta foi iniciada pela Saúde BRB na gestão do então diretor superintendente Vanderley Barbosa, ex-diretor do Sindicato, e também concluída na gestão do também ex-diretor superintendente Lincoln Rodrigues, também ex-diretor do Sindicato. Isto evidencia como o papel de dirigentes sindicais é importante na gestão e consolidação de importantes espaços e benefícios dos empregados do BRB. “Esta clínica vem se somar aos esforços destes trabalhadores acima citados na busca de um instrumento que privilegie a prevenção e promoção da saúde, ao contrário da visão equivocada do sistema que investe pesadamente no tratamento da doença quando instalada”, avalia o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira, também bancário do BRB.

Para a superintendente da Saúde BRB, Célia Denise, a participação de representantes das diversas partes interessadas nos órgãos colegiados – Conselhos Deliberativo e Fiscal e Comitê de Beneficiários - é fundamental para que se promova a discussão e se busquem as melhores soluções, a partir da contribuição de todos com base na experiência, no conhecimento e nos esforços de cada um dos participantes dos órgãos diretivos. “O propósito comum é a gestão eficaz e eficiente dos recursos investidos pelas Associadas Patrocinadoras e pelos empregados para a saúde destes” aponta a gestora.

Célia Denise pondera que o beneficiário tem papel relevante na gestão dos recursos da saúde, à medida que utiliza de modo racional os serviços disponibilizados pela Saúde BRB; que utiliza os meios de comunicação disponibilizados pela operadora para reclamações, denúncias ou sugestões; que participa dos diversos programas de promoção à saúde disponibilizados pela clínica. Também, enfatiza Célia Denise, “é fundamental comparecer às consultas agendadas na unidade de saúde, no horário, ou avisar com antecedência quando precisar faltar, e ainda conferir os demonstrativos de utilização do plano, auxiliando assim a Saúde BRB a zelar pela utilização racional dos recursos dos participantes”.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas