Notícias

home » notícias

23 de Agosto de 2016 às 09:53

Santander continua fechado em Rondônia em protesto contra demissões


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - As duas únicas agências do Santander em Rondônia, ambas localizadas no Centro de Porto Velho, continuam fechadas hoje, 23/8, em protesto contra a onda indiscriminada de demissões promovidas neste ano. Somente nos últimos sete dias já foram demitidos mais dois funcionários e um outro pediu demissão por não suportar mais tanta pressão por parte da administração do banco espanhol.

Isso tem aumentado o clima de medo e incertezas entre os trabalhadores, especialmente aqueles que já possuem quase três décadas de dedicação ao banco, e que agora se tornaram alvos preferidos de desligamento para dar vagas a novos funcionários que, por sua vez, receberão salários bem abaixo dos comparados aos que já fazem parte do quadro funcional, ou seja, o Santander está com intenções de por em prática a famigerada rotatividade que visa apenas o lucro em detrimento ao ser humano.

 

ENTENDA

Na manhã de ontem, 22/8, o Santander demitiu mais um funcionário. Essa foi a segunda demissão sem justa causa promovida pelo Santander em menos de uma semana. Na última quarta-feira, 17/8, um funcionário com mais de 27 anos de casa foi sumariamente demitido tão logo chegou ao local de trabalho, sem a menor justificativa e sem aviso prévio. Ainda ontem outro funcionário de carreira, da gerência administrativa, pediu demissão por não suportar mais a pressão e perseguição do banco.

Revoltados com os casos dos colegas, os bancários cruzaram os braços e, juntamente com dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) fecharam as duas agências do Santander por tempo indeterminado, até que o banco entre em contato para discutir o caso e rever os desligamentos dos trabalhadores.

 

LUCROS VS PESSOA

Essa já é a oitava demissão de funcionário do Santander em Rondônia neste ano, de um quadro funcional de pouco mais de 50 pessoas nas únicas duas agências do Estado.

O Santander lucrou no Brasil, apenas nos seis primeiros meses de 2016, R$ 3,466 bilhões (crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado) e, mesmo assim, cortou 1369 postos de trabalho, sendo 1.265 apenas neste último trimestre.

 

Fonte: SEEB-Rondônia


Notícias Relacionadas