Notícias

home » notícias

4 de Agosto de 2020 às 07:36

Retorno ao trabalho de bancários que coabitam com grupo de risco é pauta de reunião com BB


O Banco do Brasil emitiu um comunicado, no final do mês passado, com “orientações aos gestores” sobre as medidas adotadas pelo banco em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus. Em um trecho do documento, o banco informa que os funcionários que se autodeclararam coabitar com pessoas pertencentes a algum grupo de risco para a covid-19 passam, a partir de 27/07/2020, a serem enquadrados nas formas de trabalho disponíveis, como os demais funcionários que não pertençam ao grupo de risco. O assunto foi pauta de reunião na manhã desta segunda-feira (3) entre o Sindicato e o banco, para falarem também sobre outros temas relativos à pandemia.

“Avaliamos com muita preocupação o fato de o banco ter emitido esse comunicado sem dialogar com as entidades sindicais, pois a pandemia tem sido tratada em mesa com a Fenaban e o próprio banco desde março e nunca nos recusamos a conversar. Esse comunicado trouxe uma angústia aos colegas que se encontram nessa situação, uma vez que, só o fato de pensar na possibilidade de serem contaminados e contaminarem seus familiares, causa pânico,” ressalta o presidente do Sindicato, Gilmar Santos, que também é funcionário do Banco do Brasil.

O banco informou que está amparado na resolução conjunta dos Ministérios da Saúde e Economia nº 20/2020 – que estabelece as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da covid-19 nos ambientes de trabalho, contudo ressaltou que o comunicado não se trata de uma convocação tácita, mas apenas uma orientação para que os gestores das unidades avaliem a possibilidade de retorno ao trabalho presencial de acordo com a necessidade do serviço e respeitando as particularidades de cada um.

Na reunião, ainda ficou acertado que a GEPES Norte, após concordância dos órgãos internos, emitirá um comunicado destinado aos gestores e funcionários do Pará reforçando a necessidade de tratar o assunto com a sensibilidade e cuidados que o tema requer sem que haja imposição de retorno ao trabalho.

Reunião semanal

Sindicato e o banco irão se reunir toda semana para tratar de demandas relativas à pandemia para buscarem encaminhamentos possíveis com o objetivo de preservar a vida e a saúde dos funcionários e familiares.

Fale Conosco

Os bancários e bancárias que estejam com dificuldades de interlocução com seus gestores locais procurem o Sindicato através do canal “Fale Conosco e pelo Whatsapp Bancário (91) 98426-1399.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santo; representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa do Banco do Brasil, Marianna Coelho; as advogadas do Sindicato, Mary Cohen, Camila Aranha e Celia Menezes; além do gerente geral da GEPES Norte, Allyson Menarren, e o superintendente comercial do banco, Frederico Santos.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas