Notícias

home » notícias

21 de Maio de 2018 às 08:50

Realizada em Rio Branco, 4ª Conferência da Amazônia defende Lula Livre


Rio Branco - A cidade de Rio Branco recebeu entre os dias 17 e 19 de maio a 4ª Conferência da Amazônia. O evento ocorreu no Hotel Terra Verde, com o objetivo de reunir as forças políticas progressistas da Amazônia, os movimentos sociais organizados e as novas expressões de organizações sociais para retomar o papel protagonista em um projeto alternativo de vida sustentável na região.

A conferência contou no seu segundo dia com a presença da presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), e também de outras figuras expressivas do Partido dos Trabalhadores (PT), como o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o vice-presidente nacional do partido, Luiz Dulci.

> Veja aqui a galeria de imagens da 4ª Conferência da Amazônia 

Na coletiva de imprensa, a senadora Gleisi Hoffmann declarou que a prisão de Lula é uma violência à democracia brasileira, não havendo provas para a prisão do ex-presidente. Gleisi também não poupou críticas ao juiz Sérgio Moro. Segundo ela, o magistrado não tem condições para julgar o petista e pôs em xeque a imparcialidade de Moro.

“Um ato de maior violência com a democracia. Não tem prova. Qual é o crime do Lula? O apartamento não é do Lula. Sérgio Moro é um juiz que não tem condições de julgar o presidente Lula. Eu nunca vi o juiz Sérgio Moro tirar foto com alguém da esquerda brasileira, mas tira fotos com Aécio, com Temer”, ironizou. Gleisi Hoffmann encerrou a coletiva proferindo a seguinte frase: “Chico Mendes vive, Lula livre”.

O Secretário da Juventude da Fetec-CUT/CN e Secretário de Relações do Trabalho da CUT/Acre, Edmar Batistela Tonelly (foto ao lado), representando a CUT/Acre, deu as boas vindas em nome dos trabalhadores acreanos a todos os participantes da 4ª Conferência.

Na solenidade de abertura, ocorrida na quinta-feira (17), o governador Sebastião Viana (PT-AC) deixou claro durante sua fala que está confiante na eleição do presidente Lula em outubro deste ano. “Falhamos em não termos garantido uma revolução cultural como fizemos com a área social. Erramos quando não democratizamos os meios de comunicação. Mas tenho certeza que o Lula vai ser presidente desse país e vai cumprir sua missão na redemocratização e no desenvolvimento desse país”, afirmou.

Viana voltou a dizer que o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de Lula são um complô da grande mídia com parte do Judiciário e o Congresso Nacional brasileiro.

A IV Conferência da Amazônia, promovida pela Fundação Perseu Abramo e pelo Partido dos Trabalhadores, foi encerrada no sábado com a elaboração da “Carta Povos da Amazônia”, mas um dia antes, na frente do Palácio Rio Branco, ocorreu um ato pró “Lula Livre” com a presença de quase cinco mil pessoas.

A conferência contou com a participação de parlamentares do PT acreano e paraense, além de aproximadamente 300 membros de diversas organizações de esquerda.


Fonte: Manoel Façanha - Atualizada em 21/05 às 10h51


Notícias Relacionadas