Notícias

home » notícias

8 de Outubro de 2018 às 07:48

Primeira semana de outubro registra três casos de assaltos a bancos no Pará


A primeira semana de outubro registrou quase um caso de assalto a banco por dia. Na quarta-feira (3), uma quadrilha arrombou e levou dinheiro dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil na Avenida Almirante Barroso, umas das principais vias de entrada e saída de Belém e de grande circulação de pessoas e veículos. Porém, o bando foi preso em flagrante, logo após o assalto, já no município vizinho de Ananindeua. Os presos eram oriundos das cidades de Joinville (SC) e Curitiba (PR). Todos já possuem antecedentes criminais por furtos a agências bancárias em outros Estados do Brasil.

Na quinta-feira (4), um grupo de assaltantes arrombou a agência da Caixa em São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. Não conseguiram levar dinheiro do cofre, mas levaram as armas dos vigilantes que ficavam guardadas na unidade.

Na madrugada dessa sexta-feira (5), o alvo foi o Bradesco de Senador José Porfírio, na região sudeste do estado. Nesse caso os assaltantes sitiaram a cidade com uma emboscada no batalhão da Polícia Militar local, para poderem seguir para o assalto na unidade do Bradesco, que foi destruída pela explosão que realizaram nos caixas eletrônicos durante a ação na unidade. Além disso, a intensa troca de tiros também atingiu a agência do Banpará que fica próximo ao Bradesco.

Em ambos os casos ainda não houve a prisão de nenhum envolvido nas ações criminosas.

Os registros do Sindicato dos Bancários do Pará apontam que em 2018, de 1º janeiro ao dia 5 de outubro, ocorreram 31 assaltos consumados e 18 tentativas, o que dá um total de 49 ocorrências. Em 2017, nesse mesmo período, o Sindicato contabilizou 27 assaltos consumados e 20 tentativas, num total de 47 casos. Em todo ano passado foram 71 ocorrências: 40 consumados e 31 tentativas.

“Os períodos de final e de início de mês, quando ocorrem pagamentos de folhas salariais, sempre são muito tensos, pois há movimentação de numerários, o que atraí a ação de assaltantes. Lamentavelmente o Governo do Estado acabou com o Grupo de Trabalho de segurança bancária, o que impossibilita a construção de ações articuladas, coletivas e construção de políticas públicas que possam melhorar a segurança pública e bancária em nosso estado”, destaca o diretor do Sindicato e membro do Comitê Nacional de Segurança Bancária, Sandro Mattos.

“Esse é o resultado da fragilidade e da inoperância dos bancos e do Governo do Estado no combate à insegurança pública e bancária. Porém, seguimos firmes na luta em defesa da segurança e da vida da categoria bancária e de todos e todas que utilizam os serviços bancários”, destaca o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Gilmar Santos.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas