Notícias

home » notícias

30 de Junho de 2016 às 06:39

Pressão por metas causa aceleração de pensamento e distúrbios de sono, afirma psicóloga


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - Os bancários representam uma das categorias onde o adoecimento psicológico e físico mais estão presentes, como confirmam números e estudos do Dieese, do INSS e dos sindicatos, federações e confederação do ramo financeiro. E esta triste constatação a nível nacional foi confirmada pela professora e psicóloga Luciane Araújo, que apresentou a palestra “Adoecimento Mental e Seus Efeitos no Corpo” no 24º Encontro Estadual dos Bancários e Cooperativários, realizado nos dias 25 e 26 de julho, em Ji-Paraná.

Ela, que supervisiona os estagiários em Clínica do Trabalho no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos da Universidade de Brasília desde 2014, explicou que o adoecimento mental surge de um ambiente de trabalho onde impera o clima de pressão pelo cumprimento de metas, muitas vezes inatingíveis, causa o estresse emocional e, consequentemente, atingem o corpo do trabalhador.

“As principais causas se dão por conta da organização do trabalho, a pressão exercida pelos gestores para cumprimento de metas, o trabalho feito sempre de forma acelerada, tirando a humanização do saber fazer do sujeito em seu ambiente profissional. Então todo esse contexto passa a ser o ditador, que trata o trabalhador como se fosse um software que pudesse ser mudado a qualquer instante. Isso causa a aceleração do pensamento e até distúrbios do sono, principais efeitos no corpo da depressão e da síndrome do pânico, que são os chamados adoecimentos mentais”, classificou Luciane, adiantando que a forma mais eficiente de combater esses males é o trabalhador saber falar, descrever a situação, reconhecer que existe o problema.

“Pois sempre que reconhecemos o que se passa dentro do nosso corpo a gente consegue avançar nesta questão e mudar desse estágio para outro melhor”, acrescentou.

Luciane publicou diversos capítulos de livros, artigos científicos, coordenou a elaboração dos Manuais Oficiais do Governo do Distrito Federal em Segurança e Saúde e Perícia Médica Oficial; é co-autora do livro Clínica Psicodinâmica do Trabalho: O Sujeito em Ação.

 

O ENCONTRO

“Quero parabenizar o Sindicato por promover esse encontro que permite uma preocupação, avaliação e debate coletivos, onde a gente pode focar experiências e isso deve ser muito valorizado. O ser humano não é bom, nem mau, ele é incompleto. E os Encontros possibilitam essa oportunidade de convivência e troca de experiências”, concluiu.

 

Fonte: SEEB-RO

Notícias Relacionadas