Notícias

home » notícias

28 de Novembro de 2018 às 18:09

Precisamos disputar o espaço público das redes sociais, diz blogueira em seminário da Fetec-CUT/CN

Ciclo de seminários da Federação dos Bancários do Centro-Norte termina nesta quinta-feira 29, em Brasília, com realização da Assembleia Geral Ordinária Anual


A reinvenção dos modelos de comunicação entre as entidades sindicais e suas bases representativas foi tema de debate no seminário de comunicação realizado pela Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), em Brasília, na tarde desta quarta (28). A blogueira e midiativista Conceição Oliveira, conhecida como Maria Frô, foi a responsável pelas explanações sobre o tema “Desafios da Comunicação Sindical na Era das Fake News".

 “É preciso que ampliemos nossa voz e nosso poder de voz de conversar com a classe trabalhadora. Frente ao novo cenário trabalhista, é preciso entender também como dialogar com quem desenvolve trabalho informal, home office, aqueles que estão na nova lógica da noção de trabalho”, disse.

Antes, porém, Maria Frô avalia que é preciso compreender a sociedade e explorar os vários processos de comunicativos existentes no meio social. Dentre eles, ela aponta um dos principais meios de comunicação: a internet e toda sua dimensão. Para a palestrante, no período eleitoral a esquerda subestimou o poder da comunicação nas redes sociais e, por isso, foi “engolida” pelas fakes news.

Veja abaixo o vídeo completo da palestra de Maria Frô.

De acordo com Maria Frô, a internet oferece várias formas de desenvolver uma comunicação abrangente ─ com memes, vídeos, redes sociais e outros ─ e o campo progressista falha em não experimentar todos esses métodos.

“Precisamos disputar esse espaço com outras narrativas, porque a rede é um espaço público. Não conseguiremos enfrentar a guerra se não trabalharmos todos os aspectos da comunicação. Se a população está em rede, o campo democrático também deve estar. Como nas ruas, a internet é campo de disputa. Se você não está na rede, você não existe”, afirmou.

Por fim, Maria Frô afirmou que, para além da apropriação dos métodos de comunicação na internet, os sindicatos terão um desafio ainda maior: o de se aproximar da base presencialmente. “Vivemos uma era que as entidades sindicais precisarão fazer um trabalho de base como nunca feito antes. Será preciso se educar e aprender a educar os grupos aos quais estamos inseridos. Nosso desafio vai ser, de novo, politizar a população. Não só a do sindicato, mas a classe trabalhadora”, encerrou.

Antes do Seminário de Comunicação, os dirigentes bancários das bases da Fetec-CUT/CN participaram de debate sobre a contabilidade sindical, ministrado pelo consultor contábil da CUT, Valtuir Silvério. Nesta quinta (29), o ciclo de seminário da Fetec-CUT/CN será encerrado com Assembleia Geral Ordinária anual da Federação.

Assembleia Geral Ordinária da Fetec-CUT/CN

O encontro da Federação termina nesta quinta-feira 29 com a seguinte programação

8h00 - Avaliação da Campanha Salarial 2018. Palestrante: Juvândia Moreira Leite, presidenta da Contraf-CUT.

9h00 - Organização Sindical.

10h00 - Escolha dos representantes das COE’s.

11h00 - Plano Orçamentário para 2019.

13h30 – Almoço.


Fonte: Leandro Gomes, do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas