Notícias

home » notícias

28 de Abril de 2017 às 08:38

Prática antissindical, bancos ameaçam trabalhadores que aderirem à Greve Geral


Crédito: SEEB/BSB

Numa reação que deixa flagrante a força da mobilização dos trabalhadores para a Greve Geral desta sexta-feira (28), os bancos partiram para a ofensiva na tentativa de impedir que os trabalhadores exerçam seu direito constitucional de protestar. 

Gestores estão sendo orientados a disparar mensagens aos funcionários com ameaças explícitas de corte de ponto daqueles que aderirem à greve. Em comunicado datado desta quinta-feira (27) para todas as unidades da empresa, a Caixa Econômica Federal, por exemplo, afirma que será lançada falta não justificada no registro de ponto eletrônico dos empregados, com o consequente corte na remuneração.

A justificativa para o indefensável é ainda mais absurda. Diz o banco, textualmente, que “a anunciada paralisação não encontra fundamento em ato da categoria bancária” por “não haver nenhuma reivindicação específica direcionada ao sistema bancário”.

“Estão fazendo terrorismo. Num claro sinal de que a greve já nasce forte e intimida, os bancos estão lançando mão de práticas antissindicais visando minar o movimento, que a cada dia cresce em número de adesões de trabalhadores dispostos a defender seus direitos”, afirma o diretor da Fetec-CUT/CN Enilson da Silva.

“Dizer que lutar para barrar uma reforma que rasga a CLT e põe fim à sua aposentadoria não é reivindicação direcionada ao sistema bancário é de um descalabro sem tamanho. Só vimos atitudes assim nos tempos de governos autoritários”, complementa Rafael Zanon, diretor do Sindicato. “Os bancários não devem se intimidar. Pelo contrário: esse tipo de conduta só deixa ainda mais evidente que o nosso movimento está incomodando e que precisa da colaboração de todos para o seu sucesso se consolidar”.

A greve é direito seu!

O Sindicato esclarece que a greve é um direito previsto na Constituição e na lei 7.783, que cumpriu todas as exigências legais para resguardar os trabalhadores e que não vai tolerar medidas arbitrárias que passem por cima do que garante a legislação.

A entidade informa ainda que toda a sua assessoria jurídica está à disposição dos bancários para defender esse direito e que já está estudando as medidas cabíveis contra os bancos a fim de impedir ameaças desse tipo. Além disso, essa postura será levada pelos dirigentes sindicais para as mesas de negociação com os bancos, onde serão cobradas explicações.  

Denuncie!


Os bancários devem denunciar ao Sindicato qualquer tipo de pressão por parte de gestores para forçá-los a furar a greve. Acione a Central de Atendimento pelo 3262-9090 ou pelo email [email protected] e faça a sua denúncia. O sigilo sobre sua identidade está garantido.

Renato Alves 
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas